O 9º Congresso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo, organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aconteceu nos dias 3 e 4 de setembro. Realizado no Centro Fecomercio, o evento contou com Patrocínio Ouro da Tecnobank.
Com público qualificado e auditório cheio, o congresso teve a participação do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que, entre outros temas, abordou as mudanças no Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que, recentemente, passou a integrar a estrutura do Banco Central.
"Se fez a opção por permitir que fossem requisitados não só servidores públicos (para reforçar o órgão), mas também receber pessoas do setor privado. Isso gerou preocupações da parte de alguns setores, a meu ver exageradas, de que poderia haver loteamento político", afirmou Moro.
Além do ministro, estiveram presentes como palestrantes do evento representantes de instituições financeiras como Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, além da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Banco Central.
Programa de Compliance
No estande da Tecnobank, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente o Programa de Compliance da empresa, desenvolvido com base nas mais estritas normas nacionais e internacionais de integridade. O projeto contou com apoio da Warde Advogados em seu desenvolvimento, tendo o ex-ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão da Controladoria-Geral da União, Valdir Moysés Simão; e o ex-diretor geral da Polícia Federal do Brasil, Leandro Daiello Coimbra, como participantes diretos.
"Esta é a nossa segunda vez como apoiadores do evento, mas agora, com o novo momento que vivemos, tendo uma estrutura renovada e um programa de compliance tão sólido e bem implementado, temos identificado resultados muito significativos", afirma Carlos Santana, presidente da Tecnobank.
Para oferecer uma experiência ainda mais próxima do dia a dia e da cultura da Tecnobank, os visitantes, recepcionados pelos times de Compliance, Jurídico e Comercial, puderam retirar um biscoito da sorte personalizado com mensagens referentes aos temas ética, conformidade, prevenção à corrupção e à lavagem de dinheiro, entre outros.