29/08/2019 às 17h39min - Atualizada em 30/08/2019 às 13h33min

Intensas dores de dente na gravidez podem ser prejudiciais para saúde do bebê

As mudanças hormonais decorrentes do processo da gestação fazem com que as gengivas fiquem mais sensíveis, o que contribui para o inchaço, possíveis sangramentos e o crescimento do tártaro.

DINO
https://www.i9equipamentos.com.br/


Durante o período da gestação, o corpo da mulher passa por diversas mudanças, e nem todas são muito agradáveis, algumas gestantes podem até mesmo sentir dor de dente na gravidez. Contudo, isso não significa que o tratamento deva ocorrer somente após o parto, pelo contrário, deve-se iniciar imediatamente, isso para não prejudicar o bebê.

A dor de dente é um sinal de que algo com a saúde bucal está errado, por essa razão, é de suma importância que esse fator seja levando em consideração. Ao notar qualquer incômodo nos dentes, é necessário que a gestante procure um dentista.

Importante ressaltar que, diante da dor de dente, cabe à grávida solicitar ao dentista uma avaliação mais precisa, independente de o período de gestação ser de semanas ou meses. Outro fator muito importante é a medicação, que nunca deve ser ministrada por conta própria.

O que pode provocar a dor de dente na gestação?

Segundo a odontopediatra e professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentista), as mudanças hormonais decorrentes do processo da gestação fazem com que as gengivas fiquem mais sensíveis, o que contribui para o inchaço, possíveis sangramentos e o crescimento do tártaro.

Isso acontece porque algumas mães não dão ênfase ao primeiro incômodo e acabam deixando de lado, o que facilita a evolução do problema, tomando-o cada vez mais grave, colocando em risco não só a saúde bucal da gestante, mas também a do bebê.

Segundo a especialista, as bactérias já alojadas no corpo em virtude dos problemas com a saúde bucal, como as cáries, gengivites, sangramentos e outros, correm o risco de afetar o bebê. O processo ocorre por meio do sistema circulatório, podendo as bactérias fixarem-se no tecido que protege a criança dentro do útero.

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o ideal é que as gestantes, ao iniciarem o pré-natal, tenham inclusos todos os cuidados odontológicos, já que existem casos de diversas situações de saúde bucal em estágio de gravidade nos quais é necessário saber qual o melhor meio para tratar sem afetar o bebê.

Quanto ao tratamento, a odontopediatra da APCD afirma que a limpeza dos dentes deve acontecer frequentemente, pois é essencial durante e após a gestação. Assim como os cuidados com as possíveis lesões de cáries simples, o dentista pode fazer a restauração sem fazer uso de anestésicos.

Para amenizar a dor, é primordial procurar ajuda de um profissional ao sentir o primeiro incômodo nos dentes, e, principalmente, nunca se automedicar. Lembre-se que somente o dentista está apto a solicitar exames para diagnosticar a causa do problema e somente ele pode prescrever remédios.

Os profissionais de odontologia, além de ter todo o conhecimento sobre a sua área, devem estar sempre atentos às novas tendências do mercado para ofertar aos seus pacientes atendimento seguro e de qualidade. Esse cuidado começa pelos equipamentos para exercer a profissão, uma vez que devem transmitir total segurança durante os procedimentos. Aparelhos de qualidade podem ser encontrados em empresa de tradição, como a I9 Equipamentos.

A I9 Equipamentos comercializa diversos aparatos odontológicos, como a Cadeira Gnatus e o Laser DMC, para donos de clínicas, B2B, pessoa física e jurídica. A empresa atende desde clínicas que estão começando do zero, até estabelecimentos já consolidados no mercado, e conta com soluções que permitem aumentar a qualidade dos consultórios e clínicas de odontologia.



Website: https://www.i9equipamentos.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90