02/08/2018 às 17h55min - Atualizada em 02/08/2018 às 17h55min

'Golpe do amor' tem feito vítimas em São Paulo; saiba como funciona

Segundo a Receita Federal, para convencer mais as vítimas sobre a veracidade das informações, os bandidos chegam a criar sites falsos de empresas de remessas expressas

Reprodução
Um golpe tem sido usado para enganar vítimas no Brasil: os criminosos criam perfis em redes sociais, em que se passam por estrangeiros, adicionam as vítimas, se aproximam e tentam convencê-las de que estão apaixonados. Depois de um certo tempo de "relacionamento à distância", o suposto namorado ou namorada afirma que vai enviar um presente — como bolsas, celulares, joias e anéis de noivados — ou dinheiro para o novo amor. Depois do suposto envio, o golpista alega que os bens foram retidos pela alfândega, e que a pessoa precisa depositar um valor para a liberação.

De acordo com a Receita Federal, que alerta contra o golpe, a alfândega no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, voltou a receber, diariamente, cerca de dez ligações de pessoas querendo confirmar a instrução que receberam para efetuar depósitos em contas de determinadas pessoas físicas para terem valores ou encomendas liberados.

Em geral, nesta armadilha, o criminoso informa o número de conta-corrente de pessoa física para o depósito. Depois que a vítima deposita a quantia, o golísta continua com a farsa, alegando outro empecilho para a liberação da remessa ou da bagagem, em busca de mais dinheiro.

Segundo a Receita Federal, para convencer mais as vítimas sobre a veracidade das informações, os bandidos chegam a criar sites falsos de empresas de remessas expressas (courier), inclusive com falso rastreamento da suposta encomenda.

 
Confira as orientações da Receita Federal


Nos casos de as encomendas enviadas por Remessa Expressa, pode-se confirmar se a empresa está habilitada no Brasil no site. Em casos de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com a Receita Federal.

Caso a pessoa considere estar sendo vítima de ação fraudulenta ou de

tentativa de estelionato, é imprescindível que também registre a ocorrência

numa delegacia policial especializada.


Extra

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90