Quatro grandes clubes do futebol brasileiro conseguiram acesso à elite do Campeonato Brasileiro Feminino no último final de semana. Palmeiras, Cruzeiro, São Paulo e Grêmio são os quatro clubes que ganharam uma vaga na série A1 do ano que vem.
O acesso para a elite foi conquistado graças à classificação das quatro equipes para as semifinais do Brasileirão A2.
Resumo dos jogos
Palmeiras x Chapecoense
O verdão já tinha a vantagem de 2 a 0 do jogo de ida, mas mesmo assim acabou goleando a Chapecoense na segunda partida ao vivo, por 5 a 1. Bianca anotou dois gols, Carla também balançou a rede duas vezes e Luana fechou a goleada palmeirense.
A classificação para as semifinais do campeonato vieram como “cereja no bolo palmeirense”. A equipe é dona da melhor campanha, melhor ataque e melhor defesa, com nove vitórias em nove jogos, 40 gols marcados e um sofrido. A equipe alviverde volta à elite do Brasileiro feminino depois de 19 anos, lembrando que o clube só reativou o time feminino este ano. Os melhores resultados do Palmeiras na categoria são um vice-campeonato em 2000, após decidir o título do brasileiro com a Portuguesa e um Paulistão conquistado em 2001.
São Paulo x Taubaté
No Pacaembu, o tricolor começou o segundo jogo ao vivo com uma desvantagem de 1 a 0 para o Taubaté, mas conseguiu reverter o placar desfavorável. O São Paulo jogou com muita intensidade acionando bastante as jogadoras da frente, o primeiro gol da partida saiu em um pênalti muito bem convertido por Bruna. O Taubaté até tentou demonstrar reação, mas acabou dando ainda mais espaço para a equipe são paulina criar mais oportunidades. Ary fez o segundo do tricolor e Valéria, em um contra-ataque de velocidade fechou o placar da partida.
Agora terá choque rei na semifinal do Campeonato Brasileiro A2, São Paulo e Palmeiras vão se enfrentar em busca de uma vaga na final. Os jogos serão realizados no dia 27/07 no Pacaembu e no dia 04/08 no estádio Nelo Bracalente, em Vinhedo.
Grêmio x América-MG
Já o tricolor gaúcho garantiu vagas nas semifinais após passar pelo América Mineiro com um placar inicial de 2 a 1 e um empate sem gols no segundo jogo. Quem marcou os gols foram as gurias gremistas Karina e Katrine. O tricolor gaúcho garantiu assim o acesso à elite.
Cruzeiro x Ceará
As "cabulosas" já tinham vencido o primeiro jogo por dois a zero e ainda conseguiram mais uma vitória no jogo de volta. Tahyane e Janaína anotaram os gols da segunda partida, que teve o placar de 2 a 1 a favor do Cruzeiro. Agora, o time mineiro encara o Grêmio nas semifinais da série A2 e já pode começar a planejar o próximo ano com vaga garantida na elite.
O Cruzeiro faz ótima campanha, perdeu somente um jogo na competição, contra o Taubaté na estreia do campeonato. Na primeira etapa teve 4 vitórias e 19 gols marcados.
Obrigatoriedade
Os quatro clubes e outros grandes da série A do Campeonato Brasileiro Masculino foram obrigados a seguir uma regra imposta pela CBF e pela Conmebol de que para participar das competições em 2019 deveriam montar e manter uma equipe feminina profissional e de base. Assim, pode ter demorado um pouco, mas todos os clubes que ainda não tinham equipes criaram e começaram a participar do Brasileiro A2 feminino. Algumas equipes como o Corinthians e Santos, protagonistas na modalidade, já tinham time formado e consolidado antes da obrigatoriedade, por isso já participam da elite do futebol feminino.
Clássico paulista completo
Agora com a subida de Palmeiras e São Paulo, que já protagonizaram grandes jogos na série A2 e que se enfrentarão na semifinal da competição, os clássicos paulistas estão completos. Em 2020 terá Sansão, Dérbi e Choque-Rei também pelo campeonato brasileiro feminino. Para isso, basta as duas equipes alvinegras, Corinthians e Santos, permanecerem na elite, o que não é difícil, já que os dois ocupam a primeira colocação no campeonato, ambos com trinta e seis pontos e são os favoritos ao título dessa temporada.
Informações sobre as semifinais
São Paulo x Palmeiras
Domingo, 28/07, às 14h, no Estádio do Pacaembu.
*Entrada gratuita
Grêmio x Cruzeiro
Domingo, 28/07, às 15h, no Estádio Vieirão, em Gravataí.
Cruzeiro x Grêmio
Sábado, 03/08, às 16h, no Estádio das Alterosas, em Belo Horizonte.
Palmeiras x São Paulo
Domingo, 04/08, às 14h, no Estádio Nelo Brecalente, em Vinhedo, interior de São Paulo