A prática de atividades físicas pode ser uma grande aliada para saúde, pois contribui para a redução do estresse, melhora o humor e aumenta a autoestima. Um estudo publicado no Jornal of Periodontology apontou que, além desses benefícios, ajuda a diminuir os riscos de doenças nas gengivas, o que, em casos agravantes pode, ocasionar a perda dos dentes.
O estudo pesquisou o índice de massa corporal (IMC) e o volume de gordura. Durante o período de análise, os pesquisadores levaram em consideração o padrão da capacidade física, a começar pelo peso e a quantidade de oxigênio absorvido pelo corpo. A comparação dos dados analisados foi realizada através de exames bucais das pessoas que concordaram em participar da pesquisa.
De acordo com os resultados obtidos e segundo os pesquisadores, participantes com o IMC em boas condições e com a aptidão física maior, ou seja, que pratica exercícios de forma regular, apresentaram menor risco de doenças severas nas gengivas, não apresentando nenhum perigo de perda dos dentes.
Os perigos da doença gengival e como preveni-las
A falta de cuidados com a saúde bucal, como não escovar os dentes diariamente, não usar fio dental, e principalmente fugir dos consultórios odontológicos, pode contribuir para o surgimento de inúmeros problemas bucais, como as doenças periodontais.
Segundo especialistas, a doença gengival está ligada a infecções dos tecidos que dão sustentação aos dentes. Aparece de forma silenciosa, ou seja, não causa dor. Por esse motivo, muitos pacientes não percebem, ou quando tomam ciência do problema, acham que não é nada sério nem procuram o dentista.
O fato de ser uma doença que não causa dor não significa que a ajuda de um profissional possa ser ignorada, até porque quanto mais cedo dar início ao tratamento, as chances de evitar a perda dos dentes serão maiores.
Sintomas que ajudam na identificação da doença
De acordo com os dados do estudo realizado pelos pesquisadores, é de suma importância que os pacientes saibam como identificar os sintomas da doença gengival severa.
- Vermelhidão nas gengivas;
- Maior índice de sensibilidade gengival;
- Sangramentos mais frequentes;
- Sensação de boca amarga;
- Mau hálito.
Segundo a Associação Dental Americana (ADA), os principais fatores de riscos da doença são:
- A falta de higiene bucal;
- Medicação para terapia de câncer e com esteroides;
- Diabetes;
- Tabagismos;
- Anticoncepcionais;
- Sedentarismo.
Ao perceber qualquer tipo de sintoma relacionado à saúde bucal, é preciso buscar ajuda de um dentista, pois somente ele poderá solicitar todos os exames precisos para decidir qual será o melhor tratamento.
Já para os donos de clínicas e consultórios de odontologia, vale lembrar que os equipamentos que serão utilizados nos procedimentos odontológicos precisam ser de boa qualidade, além disso, o profissional deve proporcionar aos pacientes conforto e segurança. Hoje, no mercado, existem várias empresas especializadas em diversos tipos de equipamentos, que podem ser encontrados em organizações de tradição, como a i9 Equipamentos.
A i9 Equipamentos comercializa diferentes tipos de equipamentos e aparelhos, inclusive a maca hidráulica e o laser MDC para donos de clínicas B2B, pessoas físicas e jurídicas. A empresa atende desde novos estabelecimentos até os que já atuam no mercado, e conta com solução que permite aumentar a qualidade dos consultórios e clínicas de odontologia.