04/06/2019 às 11h36min - Atualizada em 04/06/2019 às 11h36min

Saiba por que você deve parar de tomar refrigerante de uma vez por todas

De acordo com os nutricionistas, os benefícios de parar de consumir a bebida vão além de emagrecer...

Ig
shutterstock
Não é novidade para ninguém que a bebida é prejudicial para o corpo, mas ainda assim é uma das mais consumidas pelos brasileiros. São inúmeros benefícios que surgem quando se para de tomar refrigerante, que vão de emagrecer até a diminuição dos riscos de doenças.

O Delas conversou com nutricionistas que garantiram que o corpo todo sente os efeitos positivos quando você para de tomar refrigerante . “A diminuição do consumo já deixará seu cérebro mais calmo e diminuirá sua dependência ao açúcar. Vai reduzir também a sobrecarga ao seu coração, pois estará ingerindo menos sódio, contribuindo para o melhor controle da pressão alta”, conta o médico nutrólogo Danilo Klein, do Hospital Badim, no Rio.

Além disso, seu pâncreas ficará menos sobrecarregado. Esse órgão é de extrema importância no controle do açúcar no sangue, pois é ele quem produz os hormônios insulina e glucagon” complementa Klein, que enfatiza ainda o benefício para os ossos: “Estudos relacionam o consumo de refrigerantes com pior saúde óssea”.

Para a nutróloga e especialista em emagrecimento Ana Luisa Vilela, o produto tem calorias vazias e muito gás, isso acaba colaborando com alguns danos à saúde e sabota quem quer emagrecer . “Como todas as bebidas que têm gás, ele provoca uma sensação inadvertida de saciedade. Pode levar também à gastrite, por causa do aumento da acidez e da ação dentro do estômago”, pontua.

 
Por que parar de tomar refrigerante?
 

 Nutrólogos consultados pelo Delas explicam os males da bebida

 
O refrigerante proporciona riscos à saúde e pode prejudicar o funcionamento do corpo. De acordo com Klein, ingerir o produto colabora com o ganho de peso e a obesidade, além de poder causar diabetes tipo 2, síndrome metabólica e fígado gorduroso.

Aumento de triglicerídeos, colesterol ruim, insônia, irritabilidade, osteoporose, piora da saúde óssea, hipertensão arterial e pedra nos rins são outros males que podem surgir com o consumo exagerado da bebida.

Ana Luisa diz que o problema está na quantidade consumida. “Tudo em excesso é ruim. Quando gente passa a vida tomando refrigerante, leva uma grande quantidade de minerais para o nosso corpo. Às vezes é uma quantidade exagerada”, explica ela.

“Falar que uma pessoa vai morrer porque tomou uma latinha de refrigerante não é verdade. Só que temos que tomar cuidado e dar preferência para alimentos naturais”, adverte a especialista.

 
Os benefícios de cortar a bebida da sua vida
 

Conheça os benefícios de tirar o refrigerante da sua vida de uma vez por todas e melhorar seu bem-estar

 
Segundo Danilo Klein, são inúmeros os benefícios – para o corpo e para a mente – de parar de consumir a bebida. Dentre eles, estão:

Menor irritabilidade

Menor retenção de líquido

Ajuda no controle da pressão alta

Diminuição do apetite

Controle da glicose no sangue

Além disso, parar de consumir o produto ajuda a prevenir doenças. “Os refrigerantes são, sem dúvida, uma das causas da epidemia de obesidade atual. Por conterem muitos açúcares eles são muito calóricos, levando ao aumento do peso corporal”, diz Klein.

E não para por aí: diabetes, pressão alta e câncer também podem ser evitados quando se corta a bebida do cardápio. “Reduzindo o consumo excessivo de açúcares presentes nos refrigerantes, estamos poupamos o nosso pâncreas, evitando o ganho de peso e diminuindo as chances de diabetes”, esclarece ele.

“O elevado teor de sódio contribui para retenção liquida e aumento da pressão arterial e, além disso, os refrigerantes podem elevar o risco de câncer de próstata, por exemplo”, acrescenta o nutrólogo.

 
O que pode substituir?

Para Ana Luísa, a melhor alternativa para substituir os refrigerantes se resume a água. “O ideal é água, suco de limão, suco de maracujá sem adoçar e alimentos com baixa caloria e com muita água”, garante ela, que não aconselha a troca dessa bebida por sucos industrializados. 

“Eles podem ter as mesmas quantidades de corante e acidulante que um refrigerante, só não tem o gás”, afirma.

 
Como parar de tomar refrigerante
 

Fotos: Reprodução

A dica dos nutricionistas para quem quer parar de consumir o produto mas não sabe nem por onde começar é mudar os hábitos aos poucos.

“Se hoje você toma o refrigerante normal, passar para o refrigerante zero, depois passar para uma água com gás com limão, depois tentar entrar em um suco natural com baixa caloria, e assim você vai evoluindo e mudando seu paladar”, ressalta Ana Luísa.

Ana explica que parar de tomar refrigerante de uma forma brusca pode não ser eficaz. “A pessoa não consegue levar isso para frente, e acaba voltando atrás e tomando mais do que tomava antes”, completa ela.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90