O livro "Autoritarismo em foco: política, cultura e controle social", organizado pelos historiadores Gabriela de Lima Grecco e Odilon Caldeira Neto, reúne análises de pesquisadores da América do Sul e da Europa, de diversas instituições ao redor do mundo, sobre regimes e movimentos autoritários na primeira metade do século XX e seus reflexos no tempo presente. A obra traz um novo olhar sob aspectos ainda pouco abordados dessas práticas autoritárias, em doze capítulos pautados em estudos aprofundados.
A partir de itinerários intelectuais e institucionais, assim como de estudos de caso, a obra traz o autoritarismo em questão, discutido como um fenômeno plural e complexo, com dimensões transnacionais.
"Autoritarismo em foco: política, cultura e controle social" é uma obra necessária, diante do ressurgimento de novas políticas autoritárias nos últimos anos. Debatido nas mãos de estudiosos especializados no assunto, o livro traz informações completas acerca do tema, através de uma linguagem acessível e referências bibliográficas contundentes.
Sobre os organizadores:
Gabriela de Lima Grecco: Professora e pesquisadora Pós-doutoral do Departamento de História Contemporânea da Universidade Autónoma de Madrid (UAM). Doutora em História pela UAM, com menção internacional pela University of California Los Ángeles (UCLA). Odilon Caldeira Neto: Pesquisador de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-Ulisboa).