26/05/2019 às 12h37min - Atualizada em 26/05/2019 às 12h37min

Terremoto de magnitude 7,2 graus atinge Alto Amazonas do Peru

IGP informou que o tremor foi sentido às 2h41 (horário local, 3h41 em Brasília) a uma profundidade de 141 quilômetros

R7
Foto: HO / Peru's Fire Department / AFP
Pelo menos uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas neste domingo no Peru pelo terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter que teve seu epicentro registrado na região amazônica, informou o Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN) do país.

A vítima morreu por causa do desprendimento de uma rocha durante o tremor na região de Cajamarca, no norte dos Andes peruanos, um dos sete departamentos do país onde foram registrados danos pessoais e materiais.

A maioria dos feridos está na cidade amazônica de Yurimaguas, a mais próxima do epicentro, aonde o presidente do Peru, Martín Vizcarra, chegou neste domingo (26) junto com duas ministras para fazer uma avaliação dos danos em primeira mão.

 

Danos causados pelo terremoto em Yurimaguas, no Peru.
 Foto: HO / Peru's Fire Department / AFP

Antes de dirigir-se a Yurimaguas, Vizcarra garantiu que haverá ajuda humanitária imediata para os afetados e logística para recuperar a infraestrutura danificada.

O terremoto ocorreu às 2h41 locais (4h41 em Brasília) com epicentro situado dentro da reserva nacional de Pacaya Samiria, em Loreto, uma região pouco povoada na Amazônia peruana, e durou cerca de um minuto.

 

Terremoto deixou casa danificada em Yurimaguas, no Peru. 
 Foto: HO / Peru's Fire Department / AFP

Sua profundidade foi registrada a 141 quilômetros da superfície, o que reduziu seu poder de destruição, mas a onda sísmica teve grande alcance e foi sentida a milhares de quilômetros do epicentro, em capitais sul-americanas como Lima, Quito (Equador) e Bogotá (Colômbia).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90