24/05/2019 às 16h18min - Atualizada em 24/05/2019 às 23h03min

Sinfônica de Piracicaba se apresenta no Teatro Dr. Losso Netto e na Sala São Paulo

Obras de Smetana e Borodin estão no programa, com entrada gratuita e regência do maestro Jamil Maluf

DINO
Concerto na capital paulista acontece no domingo


A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) cumpre dupla maratona neste fim de semana, sob regência do maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular. No sábado (25), o conjunto toca no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, em única sessão, às 18h. No domingo (26), às 11h, faz seu concerto na Sala São Paulo, na capital paulista, uma das mais importantes casas de música erudita do país, sede da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).

Duas peças do compositor tcheco Bedrich Smetana estão no programa a ser apresentado em Piracicaba e na Sala São Paulo: a "Abertura" da ópera "A Noiva Vendida", comédia camponesa sobre o amor e seus percalços, cuja estreia ocorreu em maio de 1866; e o poema sinfônico "O Moldávia", do ciclo Minha Pátria, obra-prima da música nacional tcheca, composta quando Smetana estava surdo, em 1874.

Da ópera "Príncipe Igor" a OSP apresenta a "Abertura" e as "Danças Polovtsianas", conhecidas pela beleza, força e entusiasmo. A ópera foi iniciada em 1869 pelo russo Alexander Borodin, que dedicou 18 anos na composição, porém só foi finalizada em 1890, após a sua morte, pelos amigos Nikolai Rimsky-Korsakov e Aleksandr Glazunov.

Esta é a segunda vez que a OSP se apresenta na Sala São Paulo. A primeira ocorreu em dezembro de 2016, quando o conjunto tocou com o barítono Leonardo Neiva e encerrou sua temporada anual de concertos. Na ocasião, 1.400 pessoas acompanharam o programa, que teve obras de Ralph Vaughan Willians e Alberto Nepomuceno. "A música clássica no país caminha, cada vez mais, para a descentralização e Piracicaba tem dado o seu bom exemplo, por meio dos esforços do poder público e da iniciativa privada", avalia o maestro.

Outra oportunidade que a OSP terá ainda na Temporada 2019 é a de se apresentar no Festival Internacional de Inverno, em Campos do Jordão. O concerto será em julho, na Praça do Capivari, onde a OSP fez concertos nos anos de 2016, 2017 e 2018, para público estimado em 2.000 pessoas em cada uma das apresentações.

A Temporada 2019 da OSP é realizada pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e Secretaria de Educação. O patrocínio é da Caterpillar, Comgás, Hyundai e Oji Papéis Especiais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Empem, Oscip Pira 21, Cultura Artística, Rádio Educativa FM, AdesSign, Maison Vivenda Buffet, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba.

Excepcionalmente em maio, a OSP fará apenas uma sessão em Piracicaba, sem o ensaio geral aberto ao público, já que os músicos terão de se deslocar para a capital paulista na manhã seguinte.

SERVIÇO - Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado (25), às 18h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (Avenida Independência, 277, Centro). Distribuição gratuita de ingressos na bilheteria do Teatro, uma hora antes da sessão (1/4 dos ingressos). Informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br ou pelos telefones (19) 3433-3264 e 3434-2168.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90