17/05/2019 às 16h47min - Atualizada em 18/05/2019 às 00h00min

Por que incentivar a prática de esportes para as crianças

Desde cedo é importante mostrar os benefícios do Esporte e das Atividades Físicas às crianças.

DINO
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A infância é quando iniciamos a nossa jornada pela vida. É uma etapa de descobertas, de aprendizado e, principalmente, o momento ideal para iniciar na prática de esportes. Quanto mais cedo começar a se exercitar, a acostumar o corpo ao esforço que uma prática esportiva exige, mais fácil será para realizar essas mesmas atividades no futuro. Mas qual é a importância do esporte para as crianças? E quais são as melhores atividades para praticar na infância? É sobre isso que falaremos nesse post!
 

Esporte na infância: uma brincadeira saudável
 

A prática esportiva é muito benéfica para pessoas de todas as idades. No caso mais específico das crianças, é recomendada a iniciação no esporte para que diversas habilidades sejam desenvolvidas. Ao jogar futebol, por exemplo, uma criança aprenderá noções de espaço, de trabalho em equipe, de liderança, de responsabilidade, entre tantas outras capacitações físicas e mentais.
 

Criança que pratica esporte também está cuidando da saúde. O índice de obesidade infantil infelizmente tem crescido nos últimos anos, e isso se deve em partes a hábitos sedentários. Pais têm deixado crianças assistir televisão o dia inteiro ou então ficar no celular, esquecendo que brincar na rua, praticar esporte e sair de dentro de casa é muito importante.
 

Benefícios de praticar esporte na infância
 

E por que uma criança deve praticar esporte? Independentemente de qual modalidade esportiva seja escolhida, são diversos os benefícios que acrescentarão à vida da criança, ajudando-a a ter um crescimento saudável e ainda trazendo vantagens em outras questões que vão além da saúde. Listamos cinco benefícios:
 

- Estimula e conscientiza para viver uma vida mais saudável;
- Promove a interação social e trabalho em equipe;
- Ajuda a desenvolver capacidades físicas e no crescimento;
- Favorece o desenvolvimento de habilidades como o raciocínio e coordenação motora;
- Aprendizado a respeito a questões como higiene, saúde e responsabilidades.

 

Melhores esportes para praticar na infância
 

Escolher cuidadosamente a modalidade esportiva que a criança irá praticar é um passo importante que deve ser feito pelos responsáveis. Há esportes, como a natação, por exemplo, que até bebês podem fazer. Outras atividades mais complexas devem ficar apenas para quando a criança crescer um pouco mais. Listamos seis opções. Veja qual contempla melhor as suas necessidades:
 

- Natação - Uma das primeiras modalidades esportivas que pensamos para as crianças praticarem. Possui baixo impacto e pode ser feita por pessoas de todas as idades, inclusive bebês (com auxílio dos pais ou responsáveis, claro). Traz vários benefícios, como a melhoria da coordenação motora, o controle da respiração e ainda ajuda a tratar de problemas de saúde, como a asma, que atinge muitas crianças;
 

- Futebol/Futsal - O Futebol é o esporte mais adorado pelos brasileiros e essa paixão vem desde a infância. E, apesar de ser preferido pelos meninos, muitas meninas também jogam. Seja Futebol de campo ou Futsal, é uma excelente atividade que ajuda na noção de espaço, coordenação motora, desenvolve o porte físico e ensina a trabalhar em equipe;
 

- Handebol - Uma opção ao Futebol. Apesar de pouco praticada, principalmente no Brasil, essa atividade é tão benéfica quanto. A diferença é que ao invés dos pés, o foco será no trabalho da bola com as mãos. A partir dos seis anos é uma boa época para iniciar.
 

- Dança - Essa modalidade ajuda a criança a desenvolver habilidades importantes como agilidade, flexibilidade e força. Geralmente é praticada mais por meninas, mas nada impede que meninos também façam aulas de Dança. A partir dos quatro anos é uma boa idade para iniciar;
 

- Karatê - Artes marciais são ótimas opções de atividades para crianças. E o início pode ser bem cedo, desde os três anos de idade. O Karatê, por exemplo, ajuda a desenvolver características como respeito e disciplina, fundamentais para o crescimento enquanto pessoa e cidadão. Outras alternativas são Judô, Tae-kwon-do e Jiu-jitsu;
 

- Bicicleta - Uma excelente opção é colocar a criança para andar de bicicleta. Existem modelos de bicicletas para os mais diversos tamanhos de pessoas, o auxílio das rodinhas para evitar quedas e os freios para ajudar a reduzir a velocidade. Especialistas recomendam que a prática seja iniciada após os três anos de idade. Andar de bicicleta ajuda no equilíbrio do corpo, fortalece os músculos e desenvolve a coordenação motora. Não esqueça de sempre colocar os equipamentos de segurança para evitar acidentes.
 

O Santa Mônica Clube de Campo incentiva a prática de esportes desde a infância. Os associados podem matricular seus filhos nas escolinhas de diversas modalidades esportivas como Futebol, Dança, Vôlei, Tênis, Judô, Karatê, entre outros.
 

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