Muitas pessoas no mundo sofrem de aerodromofobia, que é o medo incontrolável de voar, principalmente de avião – se essa é a sua realidade, aconselhamos a parar a matéria por aqui. Essa é uma realidade tão comum que até mesmo algumas companhias aéreas proíbem a exibição de filmes que contenham acidentes aéreos. Sensato, né?
Apesar de existirem inúmeras filmagens reais de aeronaves se acidentando, poucas vezes elas foram feitas dentro do avião. Recentemente, foi divulgado o vídeo que um passageiro fez a bordo de um antiguíssimo avião que apresentou falhas em um dos motores logo após a decolagem e se espatifou perto de uma fábrica de laticínios, que teve um de seus galpões atingido.
O acidente aconteceu em Pretória, na África do Sul, em 10 de junho. A bordo estavam 19 pessoas: os 2 pilotos australianos, 3 passageiros holandeses e 14 sul-africanos. Os dois pilotos tiveram ferimentos, enquanto outras duas pessoas a bordo acabaram indo a óbito. Ao todo, 20 pessoas ficaram feridas, incluindo algumas atingidas em solo – um rapaz de 20 anos, que estava no chão trabalhando na fábrica atingindo, teve as duas pernas amputadas. O que mais impressiona é a aparente “tranquilidade” do passageiro que filmou a queda. Confira:
Nas imagens, é possível ver um fogo saindo do motor sob a asa esquerda. Nos 3 minutos de filmagem, ele constantemente repete “Está ficando pior, está ficando muito ruim”, até que o avião atinge o solo e tudo fica escuro. Pouco depois, é possível ouvir alguém gritando para todos saírem em meio a alguns gemidos.
O avião era um Convair CV-340, que foi construído em 1954! Ele estava sendo aposentado e, no dia seguinte, iria para um museu de aeronaves na Holanda. Esse seria seu voo de despedida e tinha como intuito apenas dar uma voltinha nos arredores de Pretória. As autoridades sul-africanas estão investigando as causas do acidente.
Já na decolagem o avião apresentava sinais de fumaça, conforme pode ser vista em outra filmagem que não chegou a capturar a queda. Confira: