11/04/2019 às 12h18min - Atualizada em 11/04/2019 às 12h18min
Capitão Alberto Neto defende o Amazonas durante Audiência Pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Diferente dos outros parlamentes Alberto Neto não atacou o ministro e durante seu discurso defendeu o Amazonas....
Divulgação Capitão Alberto Neto defende o Amazonas, Indígenas e desenvolvimento para o interior do Estado durante audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Na tarde desta quarta-feira (10), foi realizada no plenário 02 da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável audiência pública para tratar sobre os novos procedimentos e acordos do Ministério do Meio Ambiente. A audiência contou com a presença do Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.
A audiência foi requerida pelos parlamentares da Comissão para que o Ministro prestasse esclarecimentos sobre os novos procedimentos e acordos do Ministério do Meio Ambiente após 100 dias de governo.
Ricardo Salles iniciou seu discurso apontando as cidades como os maiores problemas de meio ambiente que o Brasil enfrenta.
"O problema do meio ambiente do Brasil está nas cidades, as cidades tem problemas gravíssimos de qualidade do ar, de saneamento básico, de gestão dos resido sólidos do lixo, problemas de ausência de vegetação urbana e contaminação do solo".
Ainda durante a audiência, o ministro foi questionado pela bancada da oposição sobre sua situação legal com relação ao processo que responde na justiça por improbidade administrativa, acusado de alterar ilegalmente o plano de manejo durante o período em que esteve a frente da Secretaria do Estado de São Paulo.
Sobre as acusações o Ministro preferiu não responder e focou suas respostas nas dúvidas sobre as ações do ministério para o meio ambiente.
Diferente dos outros parlamentes Alberto Neto não atacou o ministro e durante seu discurso defendeu o Amazonas, os indígenas e o desenvolvimento do interior do Estado.
O deputado usou seu tempo para declarar apoio ao governo e ao ministro e para destacar problemas ambientais que o Amazonas enfrenta, que com isso acabam dificultando o desenvolvimento do Estado.
Asfaltamento da BR319, licenciamentos ambientais e a sobrevivência dos indígenas foram alguns dos questionamentos na fala do deputado. Ainda durante o discurso o parlamentar saiu em defesa dos indígenas e disse ser inadmissível que mesmo morando em um lugar rico o Estado tenha nove dos municípios mais pobres do Brasil.
Alberto se aprofundou no discurso e falou sobre a diferença entre preservação e conservação.
"A uma diferença muito grande e que isso fique claro aqui para todo mundo. A diferença entre preservação e conservação. Muitas vezes nós enchemos a boca pra dizer que preservamos 97% da floresta, mas vemos o homem da floresta passando fome, vemos nossos índios passando necessidade! Ta errada essa ideologia", disse Alberto Neto.
Para finalizar, o deputado aproveitou para convidar o Ministro Ricardo Salles a conhecer o Centro de Biotecnologia do Amazonas - CBA em resposta ao convite do deputado Capitão Alberto Neto o ministro afirmou que sim.