Se para meninas e meninos não foi surpresa as filas quilométricas para a compra de ingressos para ver os megashows do BTS, fenômeno sul-coreano da música que acontecerão pela primeira vez em maio no Brasil, eles mostram ainda que não só arrebanham fãs, mas também inspiram uma nova geração de artistas.
É o caso do paulista Guili Jupiter. Novato no mundo da música, Guili é largamente inspirado na estética BTS, do estilo musical, à temática das letras que fala basicamente de relacionamento na adolescência, ao figurino, maquiagem, coreografias e clipes que trazem uma catarse de cores.
Guili aproveita a passagem do BTS pelo Brasil para lançar nas plataformas digitais seu single de estreia Me Perdi em Você. A faixa marca sua estreia no mundo da música e prepara terreno para lançamento de seu primeiro disco em fase de produção.
Me Perdi em Você preenche mais um requisito da era do K-pop: o clipe no YouTube tem quase 600 mil visualizações. Também está na programação do canal de música Bis na TV paga.
Guili, nascido em Santo André, no ABC paulista, foi encontrar referências que falassem com sua verdade artística na distante Coréia, país que, explica, não conhecia profundamente antes do território entrar na rota da música pop mundial.
Há diferença entre K-pop original e o pop feito no Brasil? Para Guili, não. Ele explica que há a óbvia diferença do idioma e também do investimento hollywoodiano das produções coreanas, mas a técnica e qualidade das bandas daqui não ficam atrás. "O que falta é o reconhecimento de que no Brasil há um cenário forte de música pop interessante, inclusive inspirada na nova onda coreana", diz Guili.
Diferente de algo como "o funk carioca cair nas graças de um sueco, o K-pop está mais para um retorno vigoroso da cultura das boy bands. A grande sacada é que, dessa vez, o movimento não partiu dos Estados Unidos e sim de um país que ainda carece de abertura política e liberdade de expressão. "Descobrir que os jovens coreanos podem ter um estilo de vida igual ao nosso, mesmos desejos, vestimentas e dança é surpreendente."
Guili Jupiter acredita que entre tantas bandas K-pop, o BTS se destaca por alguns motivos como por exemplo a vibe hip hop imposta por eles desde o início, suas composições marcantes e principalmente pela variedade no visual e atitude de seus membros, que cativam milhões de garotas mundo afora e é isso o que os faz deles o fenômeno que são hoje em dia.