06/02/2019 às 15h14min - Atualizada em 06/02/2019 às 15h14min

Operação Pilar II efetua 24 prisões em bairros da zona oeste de Manaus

Mais de 400 policiais militares e civis estiveram envolvidos na operação integrada

Polícia Civil
PC-AM
Cinco bairros da zona oeste de Manaus estiveram entre os alvos da Operação Pilar II, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), deflagrada desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (6/2). A ação cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão relativos a diversos crimes, principalmente tráfico de drogas, e terminou com a prisão de 24 infratores.
 
Desses, 15 foram presos em flagrante por crimes como tráfico e associação para o tráfico, furto e roubo. Outros nove indivíduos foram presos em cumprimento de mandados de prisão por crimes como estupro, homicídio, roubo e violência doméstica. Além das prisões, foram apreendidos 25 quilos de drogas entre maconha, cocaína, pasta base de cocaína e oxi, balanças de precisão, cartuchos de munição, material para a embalagem de drogas e mais de R$ 2 mil em espécie. 
 
Mais de 400 policiais militares e civis estiveram envolvidos na operação integrada, que contou, ainda, com barreiras de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). O secretário de segurança, coronel Louismar Bonates, coordenou a ação ao lado do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, e do delegado-geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos, destacando o sucesso da operação e a importância da participação da população com denúncias anônimas, que auxiliaram na prisão dos acusados.
 
“Quero destacar o trabalho da Polícia Civil que iniciou as investigações e da Polícia Militar, que nos deu o apoio para os cumprimentos, além do poder Judiciário. Quero pedir que a população continue nos ajudando, fazendo suas denúncias através do 181, porque é muito importante a participação da sociedade”, disse Bonates.

 
 
Os presos em flagrante serão enviados para audiências de custódia. Já os presos por meio de mandado serão encaminhamos para as unidades prisionais do estado. 
 
O delegado-geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos, considerou que as prisões efetuadas terão um impacto positivo na cidade e na confiança no trabalho das polícias pela população. “É importante destacar que além dos 24 presos, também tivemos a apreensão de um número significativo de entorpecentes e o principal, a operação foi cirúrgica. Mesmo com um grande número de policiais, não houve qualquer reação por parte dos presos”.

 
 
Durante abordagem realizada pelo Detran-AM em dois pontos, um no bairro Santo Antônio e outro no bairro da Glória, foram removidos 61 veículos. Esta foi a terceira operação integrada de grande porte coordenada pela SSP-AM, em Manaus, este ano. Em janeiro, ocorreram as Operações "Laborum Meta" e "Pilar I", em bairros da zona oeste e norte da cidade, totalizando 35 presos, dois menores apreendidos, além de armas, drogas e veículos com restrição de furtos recuperados.

 
 
O trabalho integrado continuará sendo realizado, conforme explicou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte. “Além dessa operação, a Polícia Militar vai continuar realizando operações tanto na capital, quanto no interior do estado”.
 
Preso por estupro - Também foi preso durante a operação um homem acusado de estuprar duas filhas no interior do estado, e que já tinha um mandado de prisão expedido há mais de um ano. A delegada Deborah Barreiros, do 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que coordenou a operação, falou sobre a prisão. 

 

FOTOS: Erlon Rodrigues e Alailson Santos / Polícia Civil
 
“O caso ocorreu em Barreirinha e o acusado estava há, pelo menos, um ano e meio sendo procurado, acusado dos estupros e foi encontrado no bairro de Santo Antônio”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90