Manaus mantém resultado de excelência no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) de 2025 (ano-base 2024), consolidando-se como uma das capitais com a administração pública mais eficiente do país. A capital do Amazonas se posicionou como a 6ª melhor capital do Brasil no IFGF Geral, publicado em setembro deste ano pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
O IFGF é um indicador desenvolvido pelo Sistema Firjan para avaliar a situação fiscal das prefeituras brasileiras e contribuir para uma gestão pública eficiente e democrática. Com uma pontuação de 0,9129, em uma escala de 0 a 1, Manaus manteve o selo de "Gestão de Excelência", conceito atribuído às capitais com pontuações superiores a 0,8 ponto.
Para o secretário Municipal de Finanças, Planejamento e Controle Interno (Semef), Clécio Freire, o feito reflete a responsabilidade fiscal e o trabalho contínuo desenvolvido pela Prefeitura de Manaus em planejamento e gestão.
“Os resultados demonstram o êxito do objetivo estratégico da gestão do prefeito David Almeida, de estar entre as melhores capitais em gestão fiscal, ação essa que é parte integrante do planejamento estratégico ‘Manaus Cidade Global’. A gestão fiscal rigorosa e eficiente, evidenciada pelos resultados da Firjan, coloca Manaus em uma posição privilegiada para atrair investimentos e continuar executando projetos que visam o desenvolvimento social e a infraestrutura da cidade”, destacou o secretário da Semef.
Indicadores
O desempenho notável de Manaus no IFGF é solidamente reforçado pelos resultados máximos alcançados em seus subindicadores, que avaliam áreas críticas da administração municipal, atestando a excelência da gestão da cidade.
Em termos de IFGF Autonomia, que mede a capacidade do município de se sustentar, Manaus obteve a pontuação máxima (1,0000) em todo o histórico observado entre 2013 e 2024. Este índice indica que a prefeitura possui plena capacidade de gerar receitas suficientes para cobrir seus custos de existência.
Adicionalmente, no indicador IFGF Investimentos, a capital amazonense também alcançou a pontuação máxima (1,0000) no ano-base 2024, destacando-se entre as 8 melhores capitais do país. Essa performance não só a coloca na classificação de "Excelência em Gestão" neste quesito, como também reflete sua alta capacidade de aplicar recursos de forma eficiente para gerar bem-estar e competitividade na cidade.
Por fim, no IFGF Gastos com Pessoal, Manaus manteve o índice de 1,0000 em 2022, o que a classificou em 1º lugar no ranking nacional, posição essa compartilhada com outras 11 capitais.
A publicação completa está disponível no endereço: https://firjan.com.br/ifgf/
-- -- --
Anderson Farias / Semef