A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dá continuidade, nesta quinta-feira, 9/10, ao “Viradão Saeb” 2025, desta vez voltado para os alunos do 9º ano da rede municipal de ensino. A iniciativa acontece de forma presencial no auditório da sede da Semed, na avenida Maceió, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital, e transmitido pelo YouTube, no canal oficial da Semed.
A ação tem como objetivo reforçar o conhecimento em Língua Portuguesa, Matemática e preparar os estudantes para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece de 20 a 31/10.
O Viradão contou com a participação presencial de
Durante o evento, o titular da Semed, Júnior Mar, conversou com os estudantes e destacou a importância da participação ativa dos alunos no Viradão Saeb.
“Estudantes, vocês são a razão de todo o nosso trabalho. O 6º Tempo na Semed Manaus foi criado para fortalecer a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no 5º e 9º ano. Mais do que aprender conteúdos, é fundamental se tornar boas pessoas e cidadãos conscientes. Temos muito orgulho do crescimento de cada um de vocês na rede municipal”, destacou o secretário.
Equipes pedagógicas das Divisões Distritais Zonais (DDZs), professores e gestores escolares participam de atividades que estimulam a aprendizagem de forma lúdica e engajadora, reforçando o compromisso da rede municipal com a melhoria dos índices educacionais.
O professor de matemática César Rocha, informou como funciona a dinâmica para envolver os alunos nas aulas. “As minhas aulas são divididas em três partes: aprender, exercitar e o desafio. Como a matemática, para muitos, pode parecer monótona, decidi inovar. Na etapa de exercícios, criei um Rap para chamar a atenção dos alunos e foi um sucesso. Eu sou um professor dinâmico e essas atividades só vieram somar. Ter eventos como o Viradão é fundamental para envolver os alunos”, afirmou César.
A professora de língua portuguesa, Liliane de Oliveira, falou sobre a relevância da ação para o preparo dos estudantes. “Esse Viradão é maravilhoso, pois o preparatório é fundamental para que os alunos desenvolvam habilidades de leitura e escrita. Isso contribui diretamente para o bom desempenho nas avaliações e, principalmente, para a vida de cada um, ajudando-os a progredir e alcançar o sucesso no resultado”, ressaltou a educadora.
O estudante Carlos Abraão da Silva, 15, enfatizou que o aulão é uma verdadeira festa de aprendizagem. “O Viradão nos ajuda muito, não apenas durante o evento, mas também em todas as aulas do sexto tempo. Nós conseguimos ter mais confiança na hora das provas, porque passamos a ter certeza de que sabemos resolver as questões. Essas aulas fortalecem a convivência entre alunos e professores. Tudo isso contribui para que a gente alcance um bom desempenho no Saeb”, concluiu Carlos.
A programação acontece também nos dias 13 e 14/10. Ao todo, a iniciativa deve mobilizar aproximadamente 50 mil estudantes do 5º e 9º ano, de 447 escolas da rede municipal de ensino.
-- -- --
Jorgiane Castinares / Semed