Ação conjunta da Prefeitura de Manaus conscientiza motoristas sobre uso correto de vagas para idosos e deficientes

A fiscalização é referente também às ações voltadas ao “Setembro Verde”, campanha dedicada à conscientização da sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência.

17/09/2025 15h53 - Atualizado há 4 horas

Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu, na manhã desta quarta-feira, 17/9, uma ação de conscientização e fiscalização em vagas de estacionamento especial para idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs) em supermercados na avenida Coronel Teixeira, zona Oeste da cidade. O órgão autuou em conjunto com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD) que também abordou condutores com distribuição de material gráfico e informações sobre direitos dos PcDs.

A fiscalização é referente também às ações voltadas ao “Setembro Verde”, campanha dedicada à conscientização da sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência.

 

O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Lêda Junior, afirmou que a fiscalização ocorre cotidianamente em supermercados e shoppings da capital.

 

“A operação está focada em trabalhos exclusivos para pessoas com deficiência. Notadamente, não somente no ‘Setembro Verde’, mas também dando início aos trabalhos da ‘Semana Nacional de Trânsito’, que inicia nesta quinta-feira, dia 18. Estamos intensificando essas fiscalizações para garantir o direito das pessoas que têm o direito da vaga especial, tanto do deficiente quanto do idoso”, destacou o vice-presidente.

Lêda Junior ainda destacou que para fazer o uso da vaga especial é preciso que a pessoa que tem o direito esteja dentro do veículo. “O idoso, por mais que tenha cartão de idoso, é preciso que esteja dentro do veículo. A mesma coisa para o deficiente. Hoje mesmo, flagramos um condutor que estava com o cartão de deficiente, mas o deficiente não estava com essa pessoa, simplesmente estavam utilizando o cartão de uma pessoa com deficiência, mas esse cartão é da pessoa, não é do veículo”, explicou.

 

O secretário adjunto da Pessoa com Deficiência, Leandro Lopes, acompanhou a operação e também promoveu abordagem a pessoas nos supermercados.

 

“Gostaria de ressaltar a importância da fiscalização para conscientizar sobre esta questão. Muitas vezes, a importância dessas vagas é subestimada, mas elas são essenciais para garantir o acesso facilitado às pessoas com deficiência. É fundamental destacar que o uso dessas vagas é um direito assegurado por lei às pessoas com deficiência. A legislação visa a proteção desse direito. Nossa campanha continua, com ênfase neste mês, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância de não utilizar indevidamente as vagas reservadas. A utilização correta dessas vagas garante acessibilidade e mobilidade às pessoas com deficiência”, disse.

Cliente de um dos supermercados visitados, o comerciante Sidney Campos Litaiff, de 60 anos, elogiou a fiscalização. “Muitos deficientes não têm condições de locomoção e outros possuem outras maiores dificuldades. É importante termos vagas reservadas para pessoas com dificuldades de locomoção”, opinou.

 

-- -- --

Álisson Castro/IMMU

Fotos - Valdo Leão/Semcom e Karol Silva/IMMU


FONTE: Secom
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portaldosena.com.br/.
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90