A CPI dos Pancadões da Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quinta-feira (14) a convocação de Fernanda Valença, influenciadora digital e namorada do cantor de funk MC Oruam, para prestar depoimento. O pedido foi feito pelo vereador Rubinho Nunes (União Brasil).
Segundo o parlamentar, o objetivo é apurar a participação de artistas, influenciadores e pessoas ligadas a eles na divulgação e possível financiamento da narcocultura, prática associada a festas clandestinas, aos chamados pancadões e ao tráfico de drogas.
Rubinho afirmou que a presença de personalidades em eventos ligados a esse cenário ajuda a normalizar a criminalidade e reforçar narrativas que romantizam o crime.
— O objetivo é fechar o cerco contra todos que, de forma direta ou indireta, ajudam a propagar a narcocultura. Não estamos falando apenas de música, mas de um ecossistema que estimula o crime, desrespeita o sossego e afronta a lei – disse Rubinho.
Além da convocação, a CPI vai oficiar a Meta, responsável pelo Instagram, para fornecer dados de publicações e informações cadastrais de Fernanda Valença. A influenciadora mantém o perfil @feuvalenca na plataforma.
A comissão, que investiga a falta de fiscalização do poder público sobre os pancadões, já ouviu artistas, fiscais e organizadores. Agora, busca mapear a rede de promoção que mantém esse tipo de evento ativo em São Paulo.