O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, deflagrou entre a sexta-feira (18/07) e o domingo (20/07), operação nas zonas norte, leste, centro-sul, centro-oeste e oeste de Manaus. Ao todo, foram registradas 596 autuações, 21 casos de alcoolemia e 30 motocicletas sem placas removidas.
Durante a operação, 30 motocicletas foram removidas por estarem sem placa de identificação. De acordo com a equipe de Fiscalização, foi constatado que os motoristas retiraram as placas de maneira intencional com a finalidade de evitar responsabilidades civis, criminais e administrativas sobre as infrações flagradas nos veículos.
“Vale enfatizar que a irregularidade de condução do veículo automotor sem qualquer uma das placas, além da detecção de multa, gera a remoção do veículo por comprometer diretamente a segurança viária e a boa ordem administrativa”, destacou o coordenador geral da Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz.
Além das remoções, a operação também registrou 596 autuações e 21 casos de alcoolemia. Na madrugada de domingo, um motorista foi preso em flagrante por alcoolemia, resistência e desacato à autoridade. O flagrante foi na rua Delphos, no bairro Nova Cidade, zona norte da capital. O condutor foi direcionado para o 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Ainda de acordo com a equipe de Fiscalização, as principais infrações registradas foram: dirigir motocicleta sem capacete de segurança, transportar passageiro sem capacete, dirigir veículo sem equipamento obrigatório, executar retorno sobre calçada, não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), utilizar calçado impróprio, alcoolemia, permitir condução do veículo a pessoa sem CNH, equipamento de iluminação e sinalização alterados, veículo sem placa de identificação e condutor que se recusa a se submeter aos procedimentos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).