A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros da capital), com o apoio das Polícias Civis de São Paulo (PC-SP) e do Espírito Santo (PC-ES), apresentou, nesta segunda-feira (21/07), o resultado da operação que culminou na desarticulação de um grupo de criminosos envolvido com o tráfico interesse adulto de drogas.
As ações ocorreram simultaneamente nos três estados e no interior do Amazonas, os presos foram identificados como: Erison da Silva Velasques, de 21 anos; Gabriel Souza da Silva, de 20 anos; Mikhael Martins Peixoto, de 41 anos, e um homem de 20 anos, preso em São Paulo. Os crimes praticados por eles são tráfico de drogas, associação para o tráfico e financiamento ao tráfico.
De acordo com o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, as prisões são um desdobramento de uma investigação iniciada em 2024, em São Gabriel da Cachoeira. Na ocasião, quatro pessoas foram presas e aproximadamente 400 quilos de entorpecentes foram apreendidos. À medida que as investigações avançavam para identificar o destino da droga, momento em que o Denarc foi acionado para prestar apoio.
"No fim de semana, foi desencadeada essa operação interestadual com apoio das polícias civis do Espírito Santo e de São Paulo. Durante o cumprimento dos mandados de prisão e de busca e apreensão, mais quatro pessoas foram presas. Eles eram responsáveis por organizar a logística de transporte da droga do interior do Amazonas para Manaus, de onde era escoada para os dois estados", explicou Bruno Fraga.
Ainda segundo o delegado, foram apreendidos mil comprimidos de ecstasy, 600 micropontos de LSD e porções de maconha. A operação continua para identificar todos os envolvidos no esquema criminoso. "Nosso objetivo vai além da apreensão da droga. Queremos entender toda a dinâmica do grupo, que utilizava o estado como porta de entrada para o tráfico e obter alto lucro, dado o elevado valor do mercado dessas substâncias", destacou.
Investigações
A delegada Grace Jardim, que esteve à frente da primeira fase da investigação, quando estava no DIP de São Gabriel da Cachoeira, explicou que o trabalho começou após sucessivas apreensões de droga no aeroporto do município, com malas contendo drogas, e que nessas apreensões, foi encontrada uma bagagem com cerca de 23 quilos de entorpecentes.
"Nós percebemos que havia um padrão, com drogas sendo interceptadas em praticamente todos os voos. Com o avanço das investigações, identificamos um comprador recorrente e conseguimos apurar que essas drogas não permaneceram apenas em Manaus. Por isso, acionamos o Denarc. Também descobrimos que os quatro presos na primeira fase não eram apenas 'mulas', mas membros de um grupo criminoso", relatou a delegada.
O delegado Rodrigo Torres, diretor do Denarc, informou que, a partir das primeiras informações repassadas pela delegacia de São Gabriel da Cachoeira, a equipe deu início às diligências. Ao identificar o funcionamento do grupo em muitos estados, as polícias civis de São Paulo e Espírito Santo foram acionadas para dar apoio à operação.
"Nesta segunda fase, conseguimos localizar mais quatro membros do grupo, que atuaram no escoamento de drogas para fora do estado. Além disso, solicitamos e obtivemos, com autorização do Poder Judiciário, o bloqueio de contas bancárias ligadas à organização, com saldo superior a R$ 1 milhão. A operação foi deflagrada na sexta-feira (18/07)", detalhou Rodrigo Torres.
Segundo o delegado, houve prisões realizadas em São Paulo, onde também foi apreendida droga oriunda de São Gabriel da Cachoeira. Os outros alvos foram presos em São Gabriel e em Manaus. Na capital, foram interceptadas drogas sintéticas destinadas ao grupo. O esquema consistia no envio de maconha para o Sudeste, e na coleta, em contrapartida, de drogas sintéticas.
"As investigações seguem, com o objetivo de localização do principal integrante da organização, que se encontra em paradeiro incerto. Nosso foco é desarticular totalmente essa organização criminosa e impedir o escoamento de drogas tanto para fora quanto para dentro do Amazonas", concluiu o delegado.
Procedimentos
Os presos respondem por tráfico de drogas, associação para o tráfico e financiamento ao tráfico. Eles seguem à disposição do Poder Judiciário.