PMAM conclui treinamento especializado para atuação em situações de crise, distúrbios civis e intervenções de alto risco

Curso teve duração de 55 dias e formou 18 participantes

11/07/2025 12h59 - Atualizado há 20 horas
PMAM conclui treinamento especializado para atuação em situações de crise, distúrbios civis e intervenções de
FOTO : Israel Amorim e Carla Silveira /PMAM

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento de Choque, concluiu o 5º Curso de Operações de Choque, capacitando 18 agentes de segurança, sendo 17 policiais militares e um sargento das Força Aérea Brasileira (FAB), para atuação em ocorrências de alta complexidade, como controle de distúrbios civis, reintegrações de posse, intervenções em presídios e grandes eventos. A formação da turma aconteceu na noite de quinta-feira (07/10), na sede do Batalhão de Choque, no bairro Novo Israel, zona norte de Manaus.

 

Com duração de 55 dias, o curso é considerado um dos mais exigentes e estratégicos da corporação e iniciado com 40 participantes. Ao longo do treinamento, os participantes passaram por intensas atividades teóricas e práticas que englobaram disciplinas como Legislação Aplicada ao Policiamento de Choque, Técnicas de Policiamento Tático, uso de material bélico específico, Gerenciamento de Crises, além de noções de Operações na Selva, Operações Ribeirinhas e Inteligência Policial.

 

O comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel Marcelo Cruz, explica que durante o curso, os participantes foram submetidos a avaliações físicas, psicológicas e técnicas, além de simulações realistas que testaram suas habilidades em ambientes urbanos e rurais, incluindo cenários de controle de distúrbios em eventos, instruções prisionais e operações de reintegração de posse.

 

Fisicamente, os participantes foram muitos exigidos, isso porque o policial militar sempre estará equipado com escudo, base, capacete e carregando outros itens específicos à unidade especializada.

 

“Tivemos também instruções de tiro e com agentes lacrimogênicos, tendo em vista que o operador de Choque precisa estar habilitado para atuar com agentes químicos”, explicou o comandante.

 

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, destacou a relevância da formação para o fortalecimento da segurança pública no estado e que a conclusão do 5º Curso de Operações de Choque marca mais um avanço na qualificação da tropa especializada da PMAM, ampliando a capacidade operacional da instituição em situações críticas e de alto risco.

 

"A tropa de Choque é essencial para a manutenção da ordem pública e dos distúrbios civis. Com a conclusão desse curso, a Polícia Militar reforça seu compromisso com a preparação técnica e estratégica do efetivo. Os policiais agora estão prontos para atuar em qualquer cenário de crise no Amazonas, com a resiliência, disciplina e profissionalismo que a sociedade exige e merece", afirmou o comandante-geral.

 

Acordo Cooperativo

 

Durante o evento, o coronel Klinger assinou, juntamente com o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel Paulo César, um Acordo de Cooperação Técnica para a criação do Centro Integrado de Capacitação Penitenciária. Este novo espaço será voltado para formação, qualificação e desenvolvimento de competências dos profissionais das instituições, com objetivo de elevar o padrão do serviço prestado à amazonense.

 

Prestigiaram da formatura, comandantes e representantes das unidades de policiamento Especializado e Metropolitano (CPE e CPM) da corporação, parlamentares, representantes de instituições públicas e familiares dos formandos.

 


FONTE: Secom
Notícias Relacionadas »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90