Gilmar Nascimento destaca participação popular na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias

Tema foi abordado durante Sessão Ordinária desta segunda-feira (23 de junho)

Lidiane Castro
25/06/2025 14h53 - Atualizado há 2 semanas
Gilmar Nascimento destaca participação popular na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias
Foto: Cleuton Silva/Dicom

O vereador Gilmar Nascimento (Avante), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026, destacou, durante a 52ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (23 de junho), o compromisso da Câmara Municipal de Manaus (CMM) em garantir que a elaboração das leis orçamentárias conte com a participação popular. A afirmação foi feita durante a aprovação, em primeira discussão, do Projeto de Lei nº 281/2025.

 

Segundo o parlamentar, todas as secretarias municipais realizam consultas públicas com a população para levantar as principais demandas da cidade. Entre os dias 17 e 27 de abril deste ano, a Prefeitura disponibilizou uma plataforma digital denominada “PPA Participativo”, por meio da qual os cidadãos puderam apontar prioridades e metas que desejam ver contempladas nas ações do Executivo Municipal.

 

“É importante esclarecer que, apesar de a ferramenta se chamar PPA Participativo, ela foi utilizada também para colher sugestões que subsidiaram a elaboração da LDO. Foram dez dias em que a população de Manaus participou, apontando as suas reais necessidades. E essas sugestões foram consideradas pela prefeitura”, disse.

 

O parlamentar também destacou que os técnicos da prefeitura foram convidados a participar das discussões na Casa Legislativa. “Quando esta Casa debate e ajusta as leis, há a legitimidade da participação popular. A prefeitura coloca os técnicos à disposição do Legislativo para contribuir com esse processo”, afirmou.

 

Ainda durante a sessão, o vereador informou que uma Audiência Pública será realizada na quarta-feira (25 de junho), com a presença das comissões da CMM e representantes do Executivo. Segundo ele, o debate aberto fortalece a democracia e dá aos parlamentares a oportunidade de transformar as prioridades da sociedade em emendas ao projeto.

 

“Nosso papel aqui é ouvir, debater e trazer as propostas que melhor representam os anseios da população”, concluiu o parlamentar, lembrando que a construção da LDO segue as determinações da Constituição e da Lei de Responsabilidade Fiscal, sempre com transparência e diálogo permanente entre os poderes e a sociedade.


FONTE: Dicom
Notícias Relacionadas »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90