Samu Manaus obtém mais uma vez avaliação máxima da EMS Angels no atendimento a casos de AVC

O serviço alcançou o status mais elevado, Diamante, na mais recente avaliação da premiação, referente ao primeiro trimestre deste ano.

Jony Clay Borges/Semsa
20/06/2025 15h10 - Atualizado há 1 semana
Samu Manaus obtém mais uma vez avaliação máxima da EMS Angels no atendimento a casos de AVC
Fotos - Divulgação/Semsa

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), da Prefeitura de Manaus, obteve mais uma vez a certificação máxima do EMS Angels Awards, prêmio internacional que atesta a excelência de serviços de cuidado pré-hospitalar a vítimas de acidente vascular cerebral (AVC). O serviço, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), alcançou o status mais elevado, Diamante, na mais recente avaliação da premiação, referente ao primeiro trimestre deste ano.

 

Esta é a segunda vez que o Samu Manaus recebe a mais alta das três certificações do EMS Angels, que trazem os status Ouro, Platina e Diamante, conforme o desempenho nos cuidados pré-hospitalares de AVC. O serviço municipal, que começou a ser avaliado em 2024, obteve status Ouro, nos dois primeiros trimestres do ano passado; Diamante, no terceiro; e Platina, no último.

 

A secretária municipal de Saúde em exercício, Aline Rosa Martins, destacou que a prefeitura vem investindo para o aprimoramento do Samu Manaus ao longo dos últimos anos, com a atualização e ampliação da frota do serviço, nomeação de novos servidores, valorização e capacitação das equipes, fortalecimento e apoio à gestão.

 

“Tudo isso vem contribuindo para uma melhor organização do serviço, aumento do tempo de resposta e melhoria da qualidade técnica dos servidores no atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência na capital”, aponta.

 

A diretora da Rede Pré-Hospitalar Móvel e Sanitária da Semsa, Elen Assunção, relata que a adesão do Samu Manaus ao EMS Angels ocorreu por iniciativa da gestão municipal, com o apoio de consultores do programa. Com o trabalho em equipe, ela relata que o serviço municipal se especifica para atender aos requisitos mínimos para participação nos processos de auditoria do programa.

 

“O resultado positivo do Samu Manaus no EMS Angels se deve à adoção consistente de protocolos específicos de AVC, monitoramento rigoroso dos indicadores e acompanhamento do desempenho consistente nos critérios internacionais estabelecidos pelo programa”, ressalta.

 

Elen aponta que o atendimento a casos de AVC tem especificidades em relação a outros tipos de ocorrência, na medida em que exige uma resposta extremamente rápida para aproveitar uma janela terapêutica.

 

“Destacam-se a necessidade de protocolos padronizados, a utilização de escalas específicas, a priorização do atendimento, a integração com a rede hospitalar, a correta avaliação e destino dos pacientes e o registro detalhado dos dados obtidos durante a assistência pré-hospitalar”, enumera o gestor.

 

Avaliação e critérios

 

O Samu Manaus é um dentre 21 serviços de atenção pré-hospitalar de urgência de capitais e municípios, de 11 estados, avaliados pelo EMS Angels Awards no Brasil, e o único da região Norte.

 

Para participar da premiação, as equipes devem atender a um conjunto de critérios rigorosos, dentre eles ter um protocolo formal de AVC implementado, utilizar escalas específicas na gestão de pacientes e oferecer um programa de educação/atualização anual sobre AVC.

 

O status é atribuído em segundo lugar ao desempenho no atendimento dos casos de AVC. Para o status Diamante, o serviço deve ter um tempo médio de chegada ao local menor que 25 minutos, e percentuais de 95% de pacientes direcionados para hospitais preparados para AVC, 95% de casos em que o hospital foi pré-notificado, 95% de casos com relato de detalhes da medicação do paciente e 95% de casos com relato sobre a última hora em que a pessoa foi vista em condições normais.

 

Para obter o status Platina, o tempo médio de chegada ao local deve ser de 25 a 30 minutos, e os percentuais dos demais critérios devem chegar a pelo menos 90%. E, para o status Ouro, o tempo médio deve ser de 31 a 35 minutos, e os percentuais, de pelo menos 85%.

Estrutura

 

O Samu Manaus atende pedidos de ajuda médica em casos de urgência e emergência, de natureza clínica, psiquiátrica, cirúrgica, traumática, obstétrica e ginecológica. Os chamados são feitos à Central de Regulação das Urgências (CRU), pelo número de emergência 192, com atendimento em regime de 24 horas, todos os dias da semana.

 

O serviço municipal tem uma frota de 59 veículos, sendo 34 Unidades de Suporte Básico (USB), sete Unidades de Suporte Avançado (EUA) e 16 motolâncias, além de duas unidades fluviais, habilitadas para o atendimento a comunidades ribeirinhas. As equipes e unidades operam a partir de 10 bases terrestres, distribuídas por todo o município, e uma base fluvial.

 

As equipes do Samu também atuam em cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e Forças Armadas para oferta de transporte aeromédico em situações de urgência.

 

O Samu Manaus integra a estrutura da Semsa, tendo sido criada por meio do Decreto nº 8.324, de 24 de fevereiro de 2006, da Prefeitura de Manaus.

 

Premiação

O EMS Angels Awards foi instituído pela Iniciativa Angels para reconhecer os profissionais e equipes com melhor desempenho nos cuidados pré-hospitalares de AVC, que atuam para garantir o acesso a um tratamento rápido e eficaz para pessoas do agravo e que monitoram seu trabalho de forma regular na busca contínua pela excelência.

 

Por meio do programa, a Iniciativa Angels busca elevar o padrão dos cuidados de AVC, implementar o monitoramento da qualidade na fase pré-hospitalar e criar uma comunidade internacional de serviços médicos de urgência comprometidos com a excelência nos cuidados desse agravo.


FONTE: Semcom
Notícias Relacionadas »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90