Ageman inicia projeto-piloto com tampas sustentáveis para combater furtos e reduzir custos

As tampas ecológicas são fabricadas em Manaus, a partir da reciclagem de resíduos plásticos, pela empresa SBS, instalada no Distrito das Microempresas da Prefeitura de Manaus (Dimicro).

Tereza Teófilo/Ageman
24/05/2025 17h21 - Atualizado há 10 horas
Ageman inicia projeto-piloto com tampas sustentáveis para combater furtos e reduzir custos
Fotos - Divulgação/Ageman

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) deu início a um projeto-piloto para substituir tampas de ferro dos poços de visita, muitas vezes alvo de furtos, por tampas produzidas com material reciclado, de menor valor comercial, mas com alta resistência comprovada. A solução, além de sustentável, tem custo 50% menor em relação às tampas metálicas elétricas.

 

A iniciativa começou com a aquisição de 50 unidades e deverá servir de modelo para ser contratado, futuramente, por outras instituições, como a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e serviços de telefonia e internet.

 

A medida é decorrente de um Termo de Ajuste Regulatório (TAR) firmado entre a Ageman e a operadora Águas de Manaus. O documento, assinado nesta semana pelos gestores do órgão regulador e da fiscalização, estabelece que a empresa reverta parte da multa de R$ 220 mil, aplicada pela Ageman, em doações, sendo R$ 20 mil destinados à aquisição das 50 primeiras tampas ecológicas, que serão utilizadas nos poços de visita. Estas estruturas são instaladas em redes de água ou esgoto e permitem o acesso dos técnicos para realizar manutenção, limpeza ou reparos das tubulações.

As tampas ecológicas são fabricadas em Manaus, a partir da reciclagem de resíduos plásticos, pela empresa SBS, instalada no Distrito das Microempresas da Prefeitura de Manaus (Dimicro).

O projeto é desenvolvido há dois anos e, após a conclusão de testes de força, resistência e temperatura, além da definição das medidas adequadas para atender às estruturas dos poços já existentes, as tampas levantadas a serem renovadas. Vias como as avenidas Jacira Reis, na zona Centro-Sul; Silves, no bairro Raiz, na zona Sul; Timbiras, na zona Norte; e a Colina do Aleixo, na zona Leste, já recebeu as novas tampas.

 

O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, afirma que a intenção da medida é reduzir os casos de furto das tampas metálicas. "Esse material utilizado não tem valor comercial, o que certamente vai inibir que sejam furtados e, posteriormente, vendidos, como acontece com as tampas de ferro. Dessa forma, a gente consegue reduzir também o impacto da poluição dos igarapés da nossa cidade, já que os resíduos usados são aqueles que poluem os córregos da nossa capital", afirmou.

 

Dados da empresa Águas de Manaus revelam que, de janeiro a maio deste ano, a encomenda já realizou a configuração de 300 tampas metálicas nas ruas de Manaus. O quantitativo inclui tampas furtadas e danificadas.

 

O diretor-presidente da engenharia, Pedro Augusto Freitas, destacou que a iniciativa representa um avanço importante na busca por soluções mais seguras, econômicas e ambientalmente responsáveis para a cidade. "Com esse novo modelo, visamos inibir furtos, além de contribuir para a reciclagem de resíduos que antes pudessem poluir nossos igarapés. É um ganho para todos: para o meio ambiente, para a segurança urbana e para a eficiência do nosso serviço", afirmou.


FONTE: Secom
Notícias Relacionadas »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90