O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização da instituição, realizou, entre sexta-feira (16/05) e a madrugada desta segunda-feira (19/05), mais uma etapa da Operação Lei Seca, em todas as zonas de Manaus, na qual foram registradas 169 autuações, sendo 21 por alcoolemia e oito por recusa, além de 33 veículos.
As infrações mais frequentes foram dirigir veículo sem equipamento obrigatório (42), dirigir motocicleta sem capacete de segurança (30), dirigir motocicleta transportando passageiro sem capacete e dirigir veículo com descarga livre, ambas com 23 autuações.
Conforme o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, o objetivo do órgão é salvar vidas. “A equipe de Fiscalização do Detran Amazonas tem trabalhado diuturnamente averiguando os equipamentos de segurança, reforçando a Lei Seca, externa, acima de tudo, para preservar a vida do motorista e do pedestre”, disse Fernandes.
Segundo o coordenador geral da Fiscalização, Arthur Cruz, o órgão seguirá intensificando as ações que reduzirão o número de sinistros. “O Detran Amazonas irá continuar com as fiscalizações que ocorrem rotineiramente, onde visamos sempre instruir os motoristas a seguirem as normas de trânsito”, finalizou Arthur.
Interior
Durante fiscalização em apoio à Meia Maratona Sustentável, realizada pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) no domingo (18/05), na rodovia Manoel Urbano, estrada que dá acesso ao município de Manacapuru (a 68 quilômetros de distância da capital), um condutor foi flagrado em alta velocidade, quase atropelando os organizadores do evento.
O mesmo tentou empreender fuga e foi interceptado pela equipe de Fiscalização do Detran-AM. No momento da abordagem, o homem, de 26 anos, testou positivo para o teste do bafômetro, constatando 1,07 mg/l. O autor foi conduzido até o 31º Distrito Integrado de Polícia (DIP) de Iranduba.