Polícia Civil do Amazonas devolve 60 motocicletas roubadas e furtadas recuperadas no interior do Estado

As investigações revelaram que os veículos foram roubados/furtados na capital e enviados aos municípios

Por
5 Min

FOTOS: Lyandra Peres/PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), realizou, nesta sexta-feira (16/05), a devolução de 60 motocicletas oriundas de roubos e furtos, recuperadas durante operações policiais em municípios do interior do estado. A devolução foi feita na sede da unidade especializada no conjunto Bela Vista, bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus.

 

Os veículos foram apreendidos nos municípios de Autazes (a 113 milhas de Manaus), Careiro (a 88 milhas), Careiro da Várzea (a 25 milhas) e Nova Olinda do Norte (a 135 milhas da capital), e agora foram restituídos aos proprietários, devidamente identificados ao longo das investigações.

 

Em coletiva de imprensa, o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, informou que os veículos foram furtados ou roubados em Manaus e levados para o interior com o objetivo de serem vendidos de forma fraudulenta, enganando compradores e favorecendo indivíduos que os adquiriram por valores inferiores ao mercado. Essas pessoas também responderão pelo crime de receptação, relacionado ao roubo ou furto dos veículos.

PCAM_DG%20BRUNO%20FRAGA_FOTO%20LYANDRA%20PERES%20(2).jpg

"Essa operação continuará sendo realizada nos municípios do interior. Nossa intenção é alcançar todo o estado. Essa estatística não representa apenas um número, mas sim um golpe contra os crimes e, principalmente, o reflexo do nosso compromisso nas investigações, que visam devolver às vítimas seus bens e restabelecer a sensação de segurança, especialmente para aqueles que dependem dos veículos para sustentar suas famílias", disse o delegado-geral.

 

Investigações

 

Segundo o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, as declarações são resultado de operações realizadas especialmente nos municípios de Nova Olinda do Norte, onde foi apreendida pela maioria das motocicletas, e Autazes. Nesta fase, a atuação também se estendeu à zona rural, nas comunidades de Novo Céu (pertencente a Autazes) e Purupuru (pertencente ao Careiro Castanho). A operação contou com o apoio das forças de segurança locais.

 

"Constatamos que grande parte das motocicletas furtadas ou roubadas na capital é levada ao interior. Muitas pessoas foram enganadas por meio de redes sociais, ao adquirirem motos por grupos de WhatsApp, portais ou plataformas digitais. Esses veículos geralmente têm placas clonadas e sinais identificadores adulterados, sendo vendidos como se fossem regulares", detalhou Barreto.

 

Durante a operação, prisões pontuais foram efetuadas, inclusive pelo líder do grupo criminoso. O indivíduo já foi preso, com três mandados de prisão em aberto, e foi capturado no final de março. Ele próprio adulterava os veículos, comprando-os por cerca de R$ 1.800,00 e os enviava ao interior por meio de embarcações.

 

"O mais importante é que a população confie no trabalho de segurança pública, especialmente da Polícia Civil, cujo papel vai além da prisão dos criminosos. Nosso objetivo é também recuperar bens de grande valor afetivo e econômico para as vítimas", ressaltou o delegado.

 

Barreto explicou que estar de posse de um veículo oriundo de roubo ou furto configurar o crime de receptação, conforme o Código Penal. No entanto, cada caso é analisado individualmente. Quando se comprova que o comprador não tinha conhecimento da origem ilícita, é mais difícil imputar responsabilidade. Contudo, a posse de um veículo com sinais identificadores adulterados é crime, independentemente da origem.

 

“Em relação às compras pelas redes sociais, orientamos que a população tenha extrema cautela. Não basta apenas consultar a placa por aplicativos, pois muitas vezes elas são clonadas. Atualmente, é ainda mais fácil falsificar documentos digitais. Por isso, recomendamos que a compra seja feita diretamente com o proprietário legal do veículo ou em estabelecimentos autorizados. Dessa forma, em caso de golpe, o comprador poderá buscar seus direitos judicialmente”, afirmou.

 

Tecnologia aliada à segurança

 

O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, parabenizou a atuação da Polícia Civil e destacou a importância do Cerco Inteligente de Videomonitoramento – Paredão – nas ações de combate ao roubo de veículos.

 

"De janeiro a março deste ano, registramos a menor média histórica de roubos de veículos na capital. Para se ter ideia, em 2011, foram 497 carros roubados nesse período. Este ano, o número caiu para 46,3. Isso é fruto de muita integração, uso de tecnologia e, principalmente, do profissionalismo da Polícia Civil", disse Almeida.

“Pretendemos avançar ainda mais, com novas operações, e estamos estudando a possibilidade de trazer policiais civis do interior para a capital, a fim de capacitá-los, uma vez que já dispomos de internet de qualidade em diversas localidades do interior”, afirmou o secretário.

PCAM_SSP%20VINICIUS%20ALMEIDA_FOTO%20LYANDRA%20PERES.jpg

Vítimas

 

A vendedora Rita Castro, que esteve na sede da DERFV para recuperar sua motocicleta, relatou que teve o bem roubado há nove meses. Ela parabenizou a atuação dos policiais e disse estar muito agradecida, pois já havia perdido a esperança de recuperar o veículo.

 

Já o motorista do aplicativo Lucas Magalhães, que também teve uma moto furtada e foi buscá-la na DERFV, contornou que não esperava se recuperar, já que o crime havia ocorrido há cinco meses. Ele disse estar muito feliz ao receber a ligação da Polícia Civil para comparecer à delegacia e recuperar seu bem.

PCAM_MOTOCICLETAS%20DEVOLVIDAS%20DERFV_FOTO%20LYANDRA%20PERES%20(4).jpg

Denúncias

 

A PC-AM reforça que a população pode colaborar com as investigações por meio de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo número 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), diretamente à DERFV ou à unidade policial mais próxima.

 

A DERFV está localizada na rua Adelaide Carraro, conjunto Bela Vista, bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus.

FONTE: Secom