Equipes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) acompanhando as obras de expansão da rede de esgotamento sanitário da capital em andamento pela operação Águas de Manaus.
Nesta semana, as visitas da Ageman estão nos bairros Nossa Senhora das Graças, Adrianópolis, Compensa, Santo Agostinho, Cidade Nova, Francisca Mendes, Cidade de Deus, Jorge Teixeira e Amazonino Mendes.
Durante as fiscalizações, as equipes da Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento da agência reguladora observam o cumprimento do cronograma das obras, a sinalização, o acesso restrito de pedestres e veículos de forma que pessoas desautorizadas sejam impedidas de entrar no canteiro das obras, as condições de segurança dos trabalhadores, a verificação do pós-obra e a qualidade dos serviços em execução.
Outro ponto observado pelas equipes da Ageman é quanto ao trabalho de conscientização porta a porta, momento em que os moradores são orientados pela inspeção sobre os benefícios do esgotamento sanitário e a importância dos usuários que estão ligados ao sistema.
No bairro Jorge Teixeira, na zona Leste e no Amazonino Mendes, na zona Norte, os técnicos da Ageman identificaram a necessidade de melhoria da sinalização e também o acesso dos veículos nas vias parcialmente interditadas.
O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, reforçou também a necessidade de compreensão e colaboração dos motoristas quanto ao acesso às vias que recebem os serviços.
"Sabemos que toda obra, por mais importante e necessária, tem seus inconvenientes. As equipes estão orientadas a não deixar as valas abertas e, ao final do dia, deixar a via liberada e sinalizada, para que os moradores consigam ter acesso às residências e nós reforçamos essa observação com a operação", afirmou Elson.
O aposentado Antônio Amaral Filho destacou a obra de implantação da rede de esgotamento sanitário como positiva. Ele tem acompanhado os trabalhos todos os dias na rua Nazaré, via onde mora com a família há quase 30 anos, no Novo Aleixo.
"Eles chegaram e nos avisaram como a obra ia acontecer. Tem o barulho, tem a poeira, mas toda obra é assim. O importante, na verdade, são os benefícios que esse serviço vai trazer para a minha saúde e da minha família também, então está tudo certo", disse.
Atualmente, 14 bairros da cidade estão com obras de esgotamento sanitário em andamento. A visa iniciativa ampliar a cobertura do serviço de esgoto e fortalecer o compromisso com o bem-estar da população.