Secretaria de Educação intensifica campanha de combate ao bullying na rede estadual

A ação atenderá todas as escolas da capital e do interior ao longo de 2025, que teve início na EE Josué Claúdio de Souza

16/04/2025 19h51 - Atualizado há 2 dias
Secretaria de Educação intensifica campanha de combate ao bullying na rede estadual
FOTO : Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar deu início à campanha de “Combate ao Bullying 2025”, na rede estadual de ensino, na terça-feira (15/04). As ações, intensificadas no mês de abril, estão sendo realizadas pela Secretaria Adjunta Pedagógica (Seap), por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), da Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC) e da Coordenação de Atenção à Saúde Psicossocial (Casp),

 

A abertura da campanha foi na Escola Estadual (EE) Deputado Josué Cláudio de Souza, localizada no bairro Coroado, zona leste de Manaus. A ação conto com a presença de equipes psicossociais das sete Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), dos coordenadores distritais e dos estudantes. Também estiveram presentes representantes das Coordenadorias Regionais de Educação, do interior do estado, de forma virtual, por meio do Centro de Mídias do Amazonas (Cemeam).

 

Tendo como base a lei Nº 13.277/2016, que instituiu o dia 7 de abril para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Bullying, uma campanha tem o objetivo de colaborar com a prevenção e o combate à violência nas escolas, seja ela física, psicológica ou virtual. Além disso, a ação busca oferecer amparo aos estudantes da rede pública de ensino, dentro do ambiente escolar e por meio do canal de atendimento do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise).

 

“É o início da iniciativa da Secretaria de Educação para que se desenvolva, ao longo de todo o ano, atividades de conscientização e atividades de reflexão, que possam levar à mudança de comportamento”, explicou a gerente do GPPC, Adenilse Silva, à frente do projeto.

 

Combate ao bullying nas escolas

 

A ação realizada na EE Josué Claúdio de Souza, no dia 15 de abril, buscou sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da prevenção ao bullying. Na ocasião, a assistente social Ceiça Ribeiro e o psicólogo João Marcos Andrade fizeram uma palestra e assistiram um vídeo educativo sobre o bullying. Ao final, a banda da escola realizou uma apresentação cultural.

 

Para o estudante da 2ª série do Ensino Médio, Victor Daniel Cruz, 16 anos, a iniciativa permite que muitos estudantes que não possuem apoio dentro do ambiente familiar possam procurar ajuda, tornando a escola um local de fácil convívio.

 

"É muito importante porque tem casos de alunos que acabam em depressão, acabam tendo crise de ansiedade. A iniciativa ajuda a gente a ter um ambiente escolar com um clima melhor, tanto para estudar quanto para conversar", referindo-se ao estudante.


FONTE: Secom
Notícias Relacionadas »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90