Prefeitura chega a quase 10 mil certificações de endereço expedidas

A primeira via do documento tem emissão gratuita. A certidão é usada para quem precisa comprovar o endereço oficial, seja de pessoas físicas ou jurídicas

Claudia do Valle / Implurb
15/04/2025 09h01 - Atualizado há 18 horas
Prefeitura chega a quase 10 mil certificações de endereço expedidas
Fotos – Semcom e Maxwell Oliveira/Implurb

Com quase 10 mil certificações de endereço expedidas de janeiro de 2021 a março de 2025, a Prefeitura de Manaus , via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), chega ao primeiro trimestre deste ano com um incremento de 3% no acumulado: de janeiro a março foram emitidas 692 certificações, contra 673 do ano de 2024.

 

Em março, com 239 certificações emitidas, o incremento também foi de 3%, já que, no ano passado, foram produzidos 233 documentos pela Gerência de Mobilidade Urbana (GMU).

 

A primeira via do documento tem emissão gratuita. A certidão é usada para quem precisa comprovar o endereço oficial, seja de pessoas físicas ou jurídicas. O documento oficializa o endereço do imóvel no espaço geográfico do município de Manaus, fazendo a atualização do endereçamento conforme a lei vigente.

Comprovação

Quem precisa desta comprovação deve consultar o site implurb.manaus.am.gov.br , na seção “Lista de Documentos”, ou o que precisa apresentar para fazer o pedido.

 

Com o requisito padrão preenchido e com os documentos exigidos, todos digitalizados, o solicitante deve enviar o pedido para o atendimento para o endereço [email protected] .

 

Importante que os documentos devem ser enviados em formato PDF e o processo é todo on-line, inclusive para acesso à certidão digital.

 

“O atendimento presencial da Gerência de Mobilidade Urbana acontece das 8h às 12h, nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos”, afirmou a gerente, arquiteta Carolina Azevedo. Para entrar em contato especificamente no setor, você pode enviar e-mail para [email protected] ou ligar para (92) 3625- 6582. Os contatos são exclusivos para o serviço de certidão.

Documentação

Para solicitar o documento, é preciso apresentar o requerimento padrão específico da Certidão de Endereço; documentos que identifiquem a matrícula do IPTU; contrato de compra e venda ou outro documento que comprove a posse do imóvel; comprovante de residência; croqui de localização (pode ser feito à mão ou pode ser uma imagem do Google Maps, com indicação do lote); contrato de locação, quando para imóvel alugado; contrato social, quando se trata de empresa. Os documentos devem ser apresentados originalmente digitalizados.


FONTE: Semcom
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