A Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), disponibilizou vacinas para campanha de imunização organizada pela Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati), nesta segunda-feira, 31/3.
A programação foi realizada na Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro, bairro Santo Antônio, zona Oeste, local da sede da Funati, instituição que desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência sobre questões relacionadas ao envelhecimento.
O chefe do Núcleo de Imunização do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, enfermeiro Adamor Cavalcante, explica que a Semsa colaborou com a ação disponibilizando as vacinas contra influenza (gripe), difteria e tétano, hepatite B e Covid-19.
"A prioridade na ação foi completar o esquema vacinal dos idosos. Alguns idosos ainda não receberam a vacina da campanha de influenza do ano passado e, por isso, continuamos disponibilizando. Os idosos também devem receber duas doses de vacina contra Covid no ano e muitos estão com esquema vacinal incompleto", explicou Adamor Cavalcante.
De acordo com o enfermeiro, também foi disponibilizada a vacina pneumocócica 23, que tem indicação específica e foi viabilizada para idosos atendidos na policlínica. “A vacina pneumocócica 23 é direcionada para idosos que, após avaliação, atendem aos requisitos exigidos”, mencionou Adamor.
Para o enfermeiro, a parceria com a Funati tem sido muito importante para as ações de imunização organizadas pela Semsa, já que a instituição reúne um grande número de idosos de todo o município de Manaus, fortalecendo as ações nas campanhas de vacinação.
"Atuamos em parceria durante as campanhas de vacina e também na imunização de rotina. Este ano, a Semsa vai atuar com uma equipe da unidade de saúde Santo Antônio, mensalmente, para apoiar a policlínica na atualização do cartão de vacina dos idosos", afirmou o enfermeiro.
O reitor da Funati, Euler Ribeiro, também destacou a importância da parceria entre a fundação e a Semsa para a manutenção da atualização vacinal dos idosos.
“Manter a carteira de vacinação sempre completa e atualizada é uma das maneiras de se cuidar e evitar doenças que são transmissíveis, principalmente como viroses e infecções bacterianas. As vacinas são indispensáveis para as pessoas, tanto para as crianças, os jovens e, principalmente, as pessoas idosas”, ressaltou Euler Ribeiro.