Perfis fake de esquerda estão divulgando, na rede social X, que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e outros parlamentares do PL estariam atuando para impedir a distribuição gratuita do Zolgensma, um remédio de alto custo que é indicado para o tratamento de AME tipo 1.
A mensagem chega a colocar uma frase falsa do deputado dizendo que ele defende o corte de gastos. Cada remédio desse custa R$ 7 milhões.
– GRAVE: Liderados por Nikolas Ferreira (PL-MG), bolsonaristas tentam impedir que o presidente Lula distribua gratuitamente o Zolgensma, remédio de R$ 7 milhões essencial para tratar AME tipo 1. “É tempo de corte de gastos”, disse o deputado. Compartilhe esse absurdo! – diz o texto falso compartilhado por uma página de fake news da extrema-esquerda e compartilhado por outros perfis.
Diante da repercussão da publicação nas redes sociais, o Estadão Verifica investigou e concluiu que se trata de uma notícia falsa. Ao contrário do que foi dito pela página, Nikolas Ferreira não defende que o remédio não seja distribuído, pelo contrário, ele já apresentou um requerimento ao Ministério da Saúde para entender a demora da distribuição do remédio para famílias que precisam.
Em entrevista ao Estadão, o parlamentar mineiro disse ainda que o acesso ao Zolgensma deve ser garantido o quanto antes.