18/01/2019 às 14h21min - Atualizada em 18/01/2019 às 14h21min
Operação na Compensa termina com 17 presos, armas, drogas e até embarcações apreendidas
A ação policial, que envolveu mais de 400 servidores da segurança pública, tomou as ruas do bairro da Compensa
SSP-AM
SSP-AM Iniciada na última quarta-feira (16) e finalizada na manhã desta sexta-feira (17/01) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), no bairro da Compensa, zona oeste de Manaus, a Operação “Laborum Meta” terminou com um saldo de 17 presos, um menor apreendido, 12 armas capturadas, além de objetos suspeitos de roubo, 5 kg de drogas e cerca de 600 trouxinhas de entorpecentes que seriam distribuídas em bocas de fumo.
A ação policial, que envolveu mais de 400 servidores da segurança pública, tomou as ruas do bairro da Compensa desde as primeiras horas da manhã. Policiais Civis e Policiais Militares cumpriram 16 mandados de prisão, busca e apreensão. Os helicópteros do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) fizeram o monitoramento em tempo real do trabalho. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) montou barreiras para fiscalização em diversos pontos do bairro.
Segundo o secretário de segurança, coronel Louismar Bonates, que coordenou a operação, o trabalho integrado das forças de segurança será intensificado em todo o estado. Ao lado do comandante geral da PM, coronel Ayrton Norte, do delegado geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos, e do diretor do Detran-AM, Rodrigo de Sá, o titular da SSP acompanhou o cumprimento de mandados em diversas ruas no bairro e afirmou que o objetivo da ação é sufocar o tráfico de drogas e retomar a segurança e tranquilidade da população.
Ao todo, foram presos 12 infratores em cumprimento a mandados expedidos pela Justiça do Amazonas. Outras quatro pessoas foram presas em flagrante. Um adolescente de 15 anos foi apreendido por ato infracional análogo à receptação. Dos presos, 13 são homens e três mulheres. Entre os presos, três foram pelo crime de homicídio.
Durante a operação, outras três pessoas foram detidas, prestaram depoimento no Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da Polícia Civil, e foram indiciadas.
Os policiais também apreenderam 12 armas de fogo e um simulacro, quatro motores de popa e quatro rabetas, um bote de metal possivelmente roubados, além de cerca de 600 trouxinhas de entorpecentes, balanças de precisão, dinheiro e outros apetrechos usados na confecção de drogas para distribuição.
Presos por mandados de prisão:
1. Adriano Monteiro Bastos, homicídio qualificado;
2. Bruno Batista de Araújo, maus tratos no âmbito da ECA;
3. Cecimara Coelho da Silva;
4. Fabiano Barbosa da Costa, homicídio qualificado;
5. Jhonatan Farias Correa, roubo majorado;
6. Jonas Jordão da Cunha, tráfico de drogas;
7. Lidiomar da Costa Farias, homicídio qualificado;
8. Marcos Antônio Rosseti de Sousa, roubo majorado;
9. Orlean Gonçalves de Oliveira, roubo;
10. Rebeca de Menezes Belém, maus tratos no âmbito da ECA;
11. Romário Tavares da Silva, roubo majorado;
12. Vitor Ferreira Feitosa, roubo majorado;
Presos em flagrantes:
13. Josimar Borges Batista, tráfico de drogas;
14. Claudia Rodrigues Barroso, 36, tráfico de drogas;
15. Rubino Mota da Silva, receptação e posse ilegal de arma de fogo de uso permitido;
16. Antônio Marcos Pereira Capucho, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito;
17. Gany Rafaela Salvatierra Caraha, tráfico de drogas
Um adolescente de 15 anos foi apreendido por ato infracional análogo ao crime de receptação;
Outras três pessoas foram conduzidas à base do DRCO para serem ouvidas;
Materiais apreendidos:
4 motores de popa;
4 motores de rabeta;
1 bote de metal;
12 armas de fogo, sendo 4 revólveres calibres 38 e 22, três pistolas (9mm, 380, 635), cinco espingardas de vários calibres;
53 munições de vários tipos de armas;