Com o intuito de fortalecer as Forças de Segurança do Amazonas, mais 63 policiais civis foram empossados, na quinta-feira (27/03), pelo governador Wilson Lima. Entre os convocados para a posse, delegados, investigadores, escrivães e peritos comemoraram a nova etapa profissional. O reforço no efeito policial da capital e interior faz parte dos investimentos do programa Amazonas Mais Seguro.
Ao todo, 10 delegados, 7 escrivães, 38 investigadores e 7 peritos criminosos tomaram posse nesta nova convocação. Os delegados, escrivães e pesquisadores serão lotados em 23 municípios do interior, enquanto os peritos vão reforçar a perícia técnica na capital pelo Instituto Médico Legal (IML).
Para o Bruno Araújo, de 27 anos, foram anos de dedicação e mais alguns de esperança para tomar posse em uma carga que era um sonho antigo: o de investigador. A partir de agora, a expectativa para a nova fase profissional é a mais alta possível, segundo ele.
"Estou muito feliz, ainda mais agora que o nosso governador convocou a gente. Muito feliz de ele estar investindo na segurança pública e poder fazer parte agora da instituição da Polícia Civil", falou.
"Foram quatro anos de muito estudo, preparação e depois aguardando a nomeação. Dentro da área da Medicina, temos poucos concursos assim, com uma carreira tão promissora quanto a de médico-legista, então estou feliz de estar assumindo essa carga tão esperada", disse.
"Eu sou mãe de duas crianças pequenas, então conciliar a maternidade, trabalho e estudos para o concurso foi solicitado. É muito gratificante chegar a esse momento e poder tomar posse em uma carga tão almejada e contribuir com o estado do Amazonas", destacou Cássia.
O governador Wilson Lima ressaltou o resultado dos investimentos do Governo do Amazonas na Segurança, com o reforço do efetivo e a convocação de mais de 2,8 mil aprovados para as polícias Civil e Militar e Secretaria de Segurança (SSP-AM), além do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), no concurso de 2022, com apreensões registros de drogas em 2024, totalizando mais de 43 toneladas, aumento no número de prisões e redução de indicadores criminosos em Manaus e no interior.
De acordo com o delegado-geral adjunto, Guilherme Torres, um pelotão de novos policiais civis representa um avanço para a segurança pública do Amazonas, principalmente para o interior, onde a demanda é maior.
"É um momento muito esperado, não só pela Polícia Civil, mas também pela população do interior. Com essa chamada dos aprovados, teremos, por exemplo, delegados delegados em todos os municípios. Isso representa um avanço significativo e gostaria de parabenizar o governador Wilson Lima por essa iniciativa", destacou o delegado-geral adjunto, Guilherme Torres.