Um criminoso que fez uma mulher e uma criança reféns nesta quinta-feira (20), em Cuiabá, capital de Mato Grosso, exigiu a presença da equipe do programa Tá na Hora, do SBT, apresentado pelo jornalista José Luiz Datena, para se render. Durante o ocorrido, o homem teria solicitado que o apresentador fizesse a negociação, mas Datena se negou.
No programa, o repórter Arthur Garcia relatou que o homem, identificado como Roberto, fez contato com a SBT Cuiabá por volta das 12h pedindo a presença da equipe da emissora para realizar a liberação dos reféns. Inicialmente, ele manteve sob seu controle uma mulher e o filho dela, de 6 anos de idade. Após cerca de duas horas, ele liberou a criança, mas a mulher seguiu como refém.
Durante as negociações para que a mulher fosse libertada, o repórter do SBT relatou que o homem pediu para aparecer no programa apresentado por Datena e que estava com a televisão ligada enquanto ameaçava a refém com uma faca.
– Ele está com a televisão ligada, assistindo neste momento. Ele pediu para acompanhar ao vivo. Se você puder auxiliar e conversar com ele – pediu Arthur Garcia.
Datena, porém, pediu que o homem entregasse a vítima, mas afirmou que não poderia fazer a negociação, pois esse não era o papel dele.
– Meu amigo, se você está nos assistindo, ouça a polícia, por favor. Se entregue o mais rápido possível. Estou pedindo um favor a você. Eu não posso fazer negociação com ele, não sou preparado para isso. Já fiz algumas vezes, mas é uma coisa muito arriscada. É a polícia que tem que agir – disse o apresentador.
Minutos após ouvir o jornalista, o homem aceitou liberar a vítima, mas solicitou que a equipe do programa fosse até a delegacia com ele.
– Eu quero pagar para a Justiça, eu não quero que me matem. Eu chego lá e vão me matar – disse o sequestrador.
Ao final da ocorrência, Datena explicou que não quis negociar com o homem por temer que pudesse cometer algum erro que custaria a vida da refém.
– A gente não tem competência para falar com um sujeito que está nessa situação, quem tem [que falar], e precisa de muito treino, são os homens da polícia. De repente eu me meto a fazer uma negociação e falo uma palavra fora de ordem… Ele mata a moça. Por isso, que eu não quis, eu só falei: “Amigo, entrega a faca e se entrega, por gentileza” – completou o jornalista.
Vídeo impressionante do momento em que um sequestro está preste a ser interrompido pela polícia segundo o Datena foi ele que pediu a presença da imprensa pic.twitter.com/WpC8Re576g
— Pam (@55araujos) March 20, 2025