“Dia Nacional do Ouvidor”: Prefeitura exalta o papel dos ouvidores das massas municipais pelo trabalho junto à população

A Ouvidoria-Geral trabalha diariamente para intermediar as demandas da população, acolhendo diversos casos e acompanhando seus processos de resolutividade

Oliveira Junior / CGM/OGM
16/03/2025 10h59 - Atualizado há 1 dia
“Dia Nacional do Ouvidor”: Prefeitura exalta o papel dos ouvidores das massas municipais pelo trabalho junto à população
Oliveira Junior / CGM/OGM

Neste domingo, 16/3, é realizado o “Dia Nacional do Ouvidor”. A Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Manaus trabalha diariamente para intermediar as demandas da população, acolhendo diversos casos e acompanhando seus processos de resolutividade, cumprindo com a missão de ser o elo de comunicação do contribuinte e a administração pública municipal.

 

O ouvidor-geral da prefeitura, Wallace Oliveira, destacou o trabalho desenvolvido pela ouvidoria municipal, consolidado como o canal para atender ao cidadão e buscar uma resolução para suas demandas.

 

“A Ouvidoria-Geral tem um papel preponderante dentro desse processo de efetivamente escutar os anseios da população, que busca o canal pleno para expor as suas necessidades, desejos, anseios perante o poder público. Hoje, estamos firmados dentro desse processo, trabalhando de forma incessante para acolher essas demandas, intermediando-as e buscando uma resolução efetiva para elas, como determinado o prefeito David Almeida”, apontou o ouvidor-geral.

 

A Prefeitura de Manaus possui um modelo de ouvidoria que visa otimizar a procura do cidadão para acompanhar e resolver suas demandas. Dados do painel “Resolveu?”, disponibilizado pela Controladoria-Geral da União, apontam que a Prefeitura de Manaus, por meio do Sistema Municipal de Ouvidorias (Sismouv), já recebeu mais de 850 manifestações do início de 2025 até hoje, com um índice de 97% para as respostas ao cidadão.

 

O titular da Ouvidoria destacou o Sismouv como um modelo de ouvidoria que favorece o contato da população com a prefeitura e exaltou o trabalho de todos os ouvidores setoriais e seccionais da prefeitura no Acolhimento das necessidades da população.

 

“Cada ouvidor trabalha de uma forma incessante, acolhendo as manifestações dos contribuintes e acompanhando a resolutividade delas. Portanto, o Sistema Municipal de Ouvidorias é peça-chave nesse processo, assim como os ouvidores das massas municipais são fundamentais. A cada um deles, toda a minha gratidão, todo o meu reconhecimento pelo trabalho que realizar, assim como nossos monitores internos da Ouvidoria-Geral que é o Órgão Central do Sistema”, afirmou Oliveira.

 

O ouvidor titular seccional do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Arnoudo Andrade, ratificou a função de intermediar as demandas da população, destacando o papel das ouvidorias de contribuir positivamente com a sociedade.

 

“A ouvidoria do IMMU, assim como outras ouvidorias, tem um papel fundamental na construção de uma cidade mais justa e acessível a todos, e, no nosso caso, contribui no trânsito e transporte, que impactam diretamente no cotidiano da população. Nosso trabalho não é apenas ouvir, mas acompanhar a solução das demandas, garantindo que elas sejam as mais concretas e efetivas possíveis, pois entendemos que a ouvidoria é uma ferramenta fundamental para promover a transparência e fortalecer a confiança da população junto aos órgãos públicos”, afirmou Andrade.


FONTE: Semcom
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