A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta quarta-feira, 5/2, mais uma etapa da operação “Cavalo de Aço”. Desta vez, a fiscalização ocorreu na avenida Cosme Ferreira, zona Leste de Manaus. Durante a operação, houve 216 abordagens que resultou na aplicação de 101 autuações e remoção de 17 motocicletas por irregularidades como falta de documentação e condutores sem habilitação.
O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Leda Junior, frisou que a gestão da prefeitura tem priorizado a segurança e bem-estar da população e envolve também o ordenamento do trânsito.
“Temos buscado intensificar as operações de trânsito em toda a cidade de Manaus. Muitos condutores têm cometido infrações, conduzindo veículos de forma irregular, causando prejuízo à circulação e, acima de tudo, pondo em risco a segurança da população. Tudo isso nós temos feito para darmos uma resposta a população de Manaus. A prefeitura tem se engajado em trazer sempre um melhor trânsito e cada vez mais seguro para manter a população em paz”, destacou Leda.
Durante a operação, a Guarda Municipal realizou a proteção dos agentes envolvidos, assegurando que as abordagens ocorressem de forma segura e organizada, a revista pessoal de suspeitos, contenção de indivíduos alterados e a escolta das plataformas utilizadas para o transporte das motocicletas apreendidas até o local de parqueamento.
O guarda municipal Alex Alves destacou a importância da presença da corporação nessas operações conjuntas.
“É de suma importância que a Guarda Municipal se faça presente nessas operações para que os outros agentes envolvidos tenham a certeza de que sua integridade física está sendo preservada. Assim, eles podem trabalhar com tranquilidade, sabendo que a Guarda Municipal está cuidando da segurança e integridade física dos mesmos”, disse Alves.
Ação aprovada pela população
A operação “Cavalo de Aço” foi elogiada pela população que presenciou o trabalho realizado pelos servidores municipal. Para a industriária Gisele Souza, essa operação garante um ir e vir seguro para os condutores e passageiros.
“A prefeitura está de parabéns em fiscalizar as motocicletas. A gente vê tanta coisa errada, mas este tipo de operação pode evitar acidentes. Eu ando muito de aplicativo, mas a gente fica com receio. Por isso, acho que essas fiscalizações devem ter em toda a cidade”, destacou Gisele.
Uma das pessoas abordadas foi o motorista de aplicativo Guilherme Augusto, 32 anos, que opinou sobre a fiscalização. “Tem há pessoas que fazem aplicativo que sequer têm habilitação. Ele acaba colocando a vida das outras pessoas em risco. Quando tem esta fiscalização eles saem das ruas, e isto é positivo”, disse.
A diarista Saride Paiva, 52 anos, estava de passageira em uma motocicleta no momento da operação e fez questão de elogiar a operação. “Eu uso bastante aplicativo de moto e acho este tipo de fiscalização muito positiva. Sempre é bom verificar as condições das motos e também se os motociclistas têm autorização para andar de moto”, afirmou.