07/01/2019 às 13h56min - Atualizada em 07/01/2019 às 13h56min

Polícia Civil recupera veículos e celulares roubados e prende sete indivíduos

A ação resultou na prisão de grupo especializado em roubos de veículos e arrastões pela cidade.

SSP-AM
FOTOS: Erlon Rodrigues
A Polícia Civil do Amazonas, por meio da equipe de investigação da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), sob o comando do delegado Cícero Túlio, titular da unidade policial, deflagrou ao longo de domingo (6/1) ação policial que resultou na prisão de grupo especializado em roubos de veículos e arrastões pela cidade. Durante os trabalhos, os policiais civis da Derfv efetuaram, ainda, a prisão em flagrante de um indivíduo pela autoria de roubo a carro e recapturaram um foragido da Justiça.

Cícero Túlio e o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) da instituição, delegado George Gomes, falaram sobre a ação na manhã desta segunda-feira (7/1), durante coletiva de imprensa, no prédio da especializada, situado no bairro Flores, zona centro-sul.  “A equipe da Derfv realizou um trabalho exitoso, tirando indivíduos de alta periculosidade de circulação, além de recuperar dois veículos, celulares e apreender um simulacro de arma de fogo, munições e uma faca”, argumentou Gomes.   
 
Foram apresentados durante a coletiva: Bruno de Souza Lima, 18; Leonardo Santos Cavalcante, 18; Matheus Martins Raimundo, 20; Moisés Silva de Lima, 38, e Nathanael da Silva Ferreira, 19, que integravam o grupo especializado em roubos de veículos e a pessoas. Luís Felipe de Matos Silva, 23, preso em flagrante por roubo a carro, e Osmary Moreira dos Santos, 47, que era considerado foragido da Justiça, também foram apresentados no local.

Conforme Cícero Túlio, as investigações em torno do grupo criminoso iniciaram após a equipe da Derfv receber informações de que no dia 1° de janeiro deste ano um carro da montadora Hyundai, modelo HB20, de cor preta, havia sido roubado por volta das 23h30, no bairro Flores. Ao longo das investigações, os policiais civis da Derfv identificaram que o bando havia roubado o veículo e que estaria utilizando o automóvel para praticar arrastões pela cidade.

 

 delegado Cícero Túlio

“Verificamos que na madrugada de domingo (6/1) o grupo, composto por Bruno, Leonardo, Matheus, Moisés e Nathanael, estava em uma banda no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital, em posse de um veículo com as mesmas características do carro roubado no dia 1º de janeiro deste ano. Nos deslocamos até o local, montamos campana e esperamos os infratores retornarem ao automóvel. Quando os elementos apareceram, realizamos a abordagem e efetuamos as prisões”, explicou Túlio.  
 
Materiais apreendidos 
 

Os policiais civis da Derfv apreenderam com o grupo um simulacro de arma de fogo, sete munições de calibre 380, uma faca, balaclava e algemas. Foram recuperados, também, seis aparelhos celulares subtraídos pelos infratores, além do carro modelo HB20, de cor preta, roubado no dia 1º de janeiro deste ano. “Identificamos que Moisés era o líder do grupo criminoso. Ele fornecia facas, balaclava e carros roubados aos comparsas, para que eles cometessem roubos. O lucro obtido nos crimes era dividido entre eles”, comentou o titular da Derfv.  
 



FOTOS: Erlon Rodrigues 

Novas diligências – De acordo com o delegado Cícero Túlio, durante novos trabalhos, a equipe de investigação da Derfv foi informada sobre o roubo, ainda na madrugada de domingo (6/1), de um carro da montadora Volkswagen, modelo Voyage, de cor preta. Diante das informações levantadas, os policiais civis se deslocaram até o Conjunto Amazonino Mendes, conhecido como “Mutirão”, bairro Novo Aleixo, zona norte da capital, onde prenderam Luís Felipe pela autoria do delito e recuperaram o carro subtraído.

“Chegamos até Osmary após realizarmos buscas por peças pertencentes ao automóvel Voyage. Durante consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) constatamos que ele cumpria pena pelos crimes de estupro e atentado violento ao pudor e estava foragido do sistema prisional desde 2016. Ao término dos procedimentos, os veículos recuperados durante a ação serão devolvidos aos proprietários”, disse Cícero Túlio.

Flagrante – Bruno, Leonardo, Matheus, Moisés e Nathanael foram autuados em flagrante por associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e receptação. Luís Felipe irá responder por roubo majorado. Ao término dos procedimentos cabíveis na Derfv, os infratores serão levados para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul da capital. Osmary será reconduzido à unidade prisional na capital, onde irá ficar à disposição da Justiça.  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90