Durante visita à Yamaha Motor da Amazônia, na manhã desta segunda-feira (14/10), no Distrito Industrial de Manaus, o prefeito David Almeida (Avante), candidato à reeleição, destacou as ações da prefeitura que já foram realizadas pela Zona Franca de Manaus (ZFM) e reforçou o compromisso para continuar defendendo a ZFM. As vias que dão acesso às fábricas não recebiam manutenção há 25 anos. No primeiro ano da gestão David, a região recebeu obras de revitalização do pavimento asfáltico, frutos de um convênio firmado entre a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Prefeitura de Manaus.
"Quando assumi a prefeitura, em 2021, as ruas do Distrito estavam há mais de 25 anos sem ter um tratamento adequado. Entre as ruas que estavam totalmente degradadas estava essa avenida da Yamaha. Nós injetamos mais de R$ 30 milhões da prefeitura, contemplando mais 14 ruas, das ruas que já estavam contempladas no convênio para que nós pudéssemos dar condições para que essas pessoas que vêm do Japão possam investir aqui e ter um retorno adequado com uma infraestrutura correta", enfatizou o prefeito durante evento comemorativo ao marco de 5 milhões de motos produzidas no Brasil.
Para David Almeida, o Distrito Industrial é a mola propulsora da economia local e, por isso, reforça o compromisso de manter a aproximação com a ZFM que gera milhares de empregos para a população.
"Somente essa empresa [Yamaha] gera 4 mil empregos diretos, de investimentos que dão condições para que os governos possam atuar. Nós precisamos criar um ambiente de negócio, o melhor possível para que nós possamos atrair mais investidores para a Zona Franca de Manaus. Essa é a nossa intenção. Nos aproximar do setor industrial é fundamental para que a gente possa melhorar esse ambiente de negócio", disse.
Defensor da ZFM
O prefeito David Almeida sempre buscou defender a ZFM, principalmente pela formação de mão de obra, e também pela garantia da política de incentivos fiscais da ZFM na regulamentação da reforma tributária.
Em julho de 2023, a imprensa local noticiou sobre a votação da reforma tributária, na Câmara dos Deputados. À época, o texto foi considerado uma vitória histórica para o Amazonas por manter a competividade da Zona Franca de Manaus, criar segurança jurídica e estabelecer marco para diversificação da matriz econômica do Estado.
No dia da votação, o painel da Casa mostrou que, dos oito parlamentares que compõem a bancada do Amazonas na Câmara, o deputado federal Alberto Neto, adversário de David nesta eleição, foi o único que votou contra a reforma.