20/09/2024 às 18h44min - Atualizada em 20/09/2024 às 18h44min

​David Almeida fará denúncia à PF contra nova fake news usando falsa capa da Veja

A mentira é facilmente desmascarada acessando a página oficial do veículo no Instagram

O prefeito de Manaus, David Almeida, apresentará notícia-crime à Polícia Federal em mais um caso de fake news contra ele na campanha eleitoral deste ano. Circula no WhatsApp PDF com uma falsa capa da revista Veja, atacando David e seus familiares. “Estamos em uma campanha entre a verdade e a mentira. Defendemos Manaus. Defendemos uma gestão aprovada pelos manauaras. E a única ferramenta que restou a nossos adversários foi a mentira. Vamos desmascar mais esta mentira”, afirmou o prefeito.

A mentira é facilmente desmascarada acessando a página oficial do veículo no Instagram, que mostra a verdadeira reportagem de capa da revista neste fim de semana, que trata da estiagem recorde no País este ano.

Deep fake

O prefeito de Manaus, candidato à reeleição pela Coligação “Avante, Manaus” (Avante, PSD, MDB, DC e Agir) tem sido constantemente vítima de difamação na internet. Foi contra David Almeida, em dezembro passado, o primeiro caso de deep fake, fake news com uso de inteligência artificial, registrado pela Justiça Eleitoral. 

Na ocasião, o prefeito de Manaus denunciou o caso à Superintendência da Polícia Federal no Amazonas (PF-AM). Em fevereiro deste ano, a PF desencadeou a Operação Nirmata, com busca e apreensão em empresas de publicidade com ligações com políticos locais, informou a PF à época.

Nos comícios, David Almeida iniciou verdadeira cruzada contra o que ele chama de “onda de mentiras” que tomou conta da campanha eleitoral.  Segundo ele, apresentar os resultados do primeiro mandato, além de propostas e soluções para os problemas de Manaus para uma nova gestão o diferenciam dos demais candidatos.

Pesquisas falsas

Outro fenômeno desta eleição são as pesquisas forjadas. Geralmente usando a margem de erro para empurrar candidatos para cima e baixar os números reais de David, que segue na liderança.

A própria Justiça Eleitoral tem tomado medidas para banir este tipo de prática, com casos em que institutos tiveram as pesquisas impugnadas em Manaus.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90