13/04/2024 às 11h19min - Atualizada em 13/04/2024 às 11h19min

​Educação e segurança são pautas defendidas por Capitão Alberto Neto em primeiro debate de pré-candidatos em Manaus

O deputado enfatizou seu compromisso de combater o abandono e o descaso, especialmente na educação infantil

Foto: arquivo Assessoria
MANAUS - O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL/AM, pré-candidato a prefeito de Manaus, destacou a importância da educação e da segurança durante o primeiro debate entre os pré-candidatos, realizado na sede da Ordem dos Advogados (OAB-AM) na última sexta-feira (12).

No que diz respeito à educação, o deputado enfatizou seu compromisso de combater o abandono e o descaso, especialmente na educação infantil, que enfrenta a falta de creches na capital.

"É alarmante o abandono das nossas crianças nesta cidade. Aproximadamente 25% delas não têm acesso à educação infantil, mas vamos enfrentar esse problema de frente", declarou o deputado.

Quanto à segurança, uma das principais causas defendidas por Alberto Neto em seu mandato, ele ressaltou a necessidade urgente de reestruturação da guarda municipal.

"A guarda municipal precisa ser urgentemente reestruturada e precisa de concursos públicos. Atualmente, temos cerca de 400 guardas, mas apenas 200 estão efetivamente em atividade. Isso é muito pouco para uma cidade tão grande, com mais de 2 milhões de habitantes. Precisamos dar protagonismo à guarda municipal", afirmou o parlamentar.

Alberto Neto destacou que a Prefeitura de Manaus tem negligenciado a segurança, pois a falta de iluminação pública torna a cidade propícia para ocorrências como tráfico, estupro e outros crimes.

"Por que a guarda municipal não está preparada para lidar com essas ocorrências e trazer segurança para o nosso povo? Precisamos urgentemente de políticas públicas de segurança no trânsito, nas escolas e nos locais de responsabilidade da prefeitura, como determina a Constituição", ressaltou o deputado.

Em relação à gestão dos recursos da Prefeitura, Alberto Neto ressaltou que Manaus é a quinta capital mais rica do país, com um orçamento anual de mais de R$ 9 bilhões, que requer gestão e transparência.

"Quarenta e cinco por cento desse orçamento estão comprometidos com a folha de pagamento e com investimentos que são constitucionais. Somos a sexta capital menos transparente do país. Quando olhamos para a nossa cidade, não vemos investimentos em mobilidade urbana, na saúde, faltam creches. Quatro creches construídas em quase quatro anos é inaceitável", declarou.

No que diz respeito à mobilidade urbana, além de alternativas de transporte, o pré-candidato ressaltou o retrocesso que a cidade vive atualmente em termos de qualidade e segurança no trânsito e transporte coletivo, incluindo o abandono dos terminais de integração.

"A situação atual do nosso transporte coletivo é inaceitável. Temos um subsídio gigantesco, mas o transporte é precário. Manaus já teve ônibus com ar-condicionado e câmeras para garantir mais segurança, mas hoje a população sofre. Precisamos organizar o trânsito e melhorar o transporte diário. Manaus merece um transporte de qualidade, e nós faremos isso", enfatizou Alberto Neto.

Ao final do debate, o pré-candidato agradeceu a oportunidade e ressaltou a importância desse momento no processo democrático.

"É muito importante que a população conheça as ideias dos pré-candidatos. Vocês irão escolher quem irá representá-los, e precisamos mostrar à população de Manaus que ela merece muito mais. Não podemos mais viver do passado. Temos recursos disponíveis e muito a fazer em nossa cidade. Temos muito orgulho dessa cidade, e vamos construir um presente digno para as pessoas. Eu farei isso", concluiu Capitão Alberto Neto.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90