Embaixador de Israel pode ser expulso do Brasil
Hipótese estaria sendo cogitada pelo governo brasileiro
Embaixador de Israel, Daniel Zonshine Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Diante da crise diplomática gerada pela fala do presidente Lula (PT) sobre Israel, com o petista sendo declarado como “persona non grata” pelos israelenses, o governo federal cogita expulsar do Brasil o embaixador Daniel Zonshine, que representa o governo de Benjamin Netanyahu em território brasileiro. A informação foi divulgada pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo. De acordo com a jornalista, a medida foi discutida na última segunda-feira (19) por Lula e o assessor especial Celso Amorim em uma reunião no Palácio da Alvorada. Além disso, fontes do Itamaraty disseram que a possibilidade de expulsão foi sugerida em linguagem diplomática ao próprio Zonshine na reunião da última segunda entre ele e o chanceler Mauro Vieira. No encontro entre Vieira e o embaixador israelense, o ministro teria afirmado que não interessa ao Brasil uma escalada da crise, mas que os movimentos realizados pelo governo de Israel nos últimos dias, como o de declarar Lula “persona non grata”, eram “inaceitáveis”. Além do embate entre os governos brasileiro e israelense, um outro fator que pesaria contra a continuidade de Zonshine no Brasil seria a proximidade do representante diplomático com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Desde o início da gestão de Lula, Zonshine já foi convocado quatro vezes para reuniões de reprimendas, segundo a jornalista Raquel Landim, da CNN Brasil. Os dois primeiros episódios teriam sido relacionados a críticas feitas pelo representante diplomático ao posicionamento do governo Lula sobre o conflito entre Israel e o Hamas. A terceira convocação, ocorrida em novembro, teria acontecido depois que o embaixador participou de uma reunião na Câmara ao lado de Bolsonaro. A mais recente, por sua vez, foi a da última segunda.
De acordo com Gaspar, porém, os próximos passos sobre uma possível expulsão do embaixador têm sido avaliados de momento a momento, especialmente pelo fato de o Brasil ter uma parceria comercial relevante com os israelenses e, além disso, por conta de um dos reféns nas mãos do Hamas ser brasileiro.
De acordo com Gaspar, porém, os próximos passos sobre uma possível expulsão do embaixador têm sido avaliados de momento a momento, especialmente pelo fato de o Brasil ter uma parceria comercial relevante com os israelenses e, além disso, por conta de um dos reféns nas mãos do Hamas ser brasileiro.
FONTE: Pleno