21/02/2024 às 12h29min - Atualizada em 21/02/2024 às 12h29min

Embaixador de Israel pode ser expulso do Brasil

Hipótese estaria sendo cogitada pelo governo brasileiro

Pleno
Embaixador de Israel, Daniel Zonshine Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Diante da crise diplomática gerada pela fala do presidente Lula (PT) sobre Israel, com o petista sendo declarado como “persona non grata” pelos israelenses, o governo federal cogita expulsar do Brasil o embaixador Daniel Zonshine, que representa o governo de Benjamin Netanyahu em território brasileiro. A informação foi divulgada pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

De acordo com a jornalista, a medida foi discutida na última segunda-feira (19) por Lula e o assessor especial Celso Amorim em uma reunião no Palácio da Alvorada. Além disso, fontes do Itamaraty disseram que a possibilidade de expulsão foi sugerida em linguagem diplomática ao próprio Zonshine na reunião da última segunda entre ele e o chanceler Mauro Vieira.

No encontro entre Vieira e o embaixador israelense, o ministro teria afirmado que não interessa ao Brasil uma escalada da crise, mas que os movimentos realizados pelo governo de Israel nos últimos dias, como o de declarar Lula “persona non grata”, eram “inaceitáveis”.

Além do embate entre os governos brasileiro e israelense, um outro fator que pesaria contra a continuidade de Zonshine no Brasil seria a proximidade do representante diplomático com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Desde o início da gestão de Lula, Zonshine já foi convocado quatro vezes para reuniões de reprimendas, segundo a jornalista Raquel Landim, da CNN Brasil.

Os dois primeiros episódios teriam sido relacionados a críticas feitas pelo representante diplomático ao posicionamento do governo Lula sobre o conflito entre Israel e o Hamas. A terceira convocação, ocorrida em novembro, teria acontecido depois que o embaixador participou de uma reunião na Câmara ao lado de Bolsonaro. A mais recente, por sua vez, foi a da última segunda.

De acordo com Gaspar, porém, os próximos passos sobre uma possível expulsão do embaixador têm sido avaliados de momento a momento, especialmente pelo fato de o Brasil ter uma parceria comercial relevante com os israelenses e, além disso, por conta de um dos reféns nas mãos do Hamas ser brasileiro.



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90