01/02/2024 às 17h07min - Atualizada em 01/02/2024 às 17h07min

Hemoam lança estratégia de doação de sangue pré-carnaval para garantir estoque seguro durante a folia

Historicamente há uma redução de 30% nas doações durante a semana de carnaval

Secom
FOTO: Divulgação/Hemoam

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fechou uma agenda de ações pré-carnaval envolvendo universidades, igrejas e a sociedade civil organizada para abastecer os estoques de sangue antes do feriadão momesco, que este ano será de 9 a 14 de fevereiro.

 

No próximo sábado (03/02), acontece a campanha “Vida por Vidas” com os fiéis da Igreja Adventista. No mesmo dia, às 18h, o Bloco do Vampirão, juntamente com o Bloco da Saúde, desfilará pela passarela do Sambódromo, abrindo a noite de apresentações das Escolas de Samba do Grupo Especial.

 

A estratégia do Hemoam é alcançar pelo menos 600 bolsas de sangue armazenadas até o dia 10 de fevereiro, para assegurar todas as demandas de transfusões no período carnavalesco. Nesse período há uma tendência histórica pela queda de 30% do número de doadores.

 

“Estamos falando de cinco dias de baixa. A gente cria essas estratégias e tenta coletar sangue o máximo possível antes do carnaval. Temos grandes demandas nas urgências nessa época e precisamos desse estoque de segurança por pelo menos três dias”, alerta a gerente de coleta externa da instituição, Nívea França.

 

Campanhas

 

No dia 10 de fevereiro, a organização do Bloco das Piranhas, a Federação de Futebol Americano e Flag do Amazonas (FEFAFAM), e a Associação Manaus Cavaliers de Futebol Americano também mobilizarão suas caravanas de doadores para ajudar o estoque de sangue. As parcerias se estendem ao longo do mês e incluem outras entidades, tais como, a Uninorte, Ufam, Sefaz, Unicoba e a Igreja Adventista.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90