01/02/2024 às 14h51min - Atualizada em 01/02/2024 às 14h51min

Lula afirma querer “humanizar o combate ao pequeno crime”

Declaração foi feita durante apresentação do balanço da gestão de Flávio Dino

Pleno
Lula durante coletiva do Ministério da Justiça Foto: PR/Ricardo Stuckert
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (31), que o crime organizado é difícil de combater porque “virou uma grande indústria multinacional”, mas que pretende “humanizar o combate ao pequeno crime”. De acordo com o petista, o crime “está na imprensa, está na política, está no futebol, está nos empresários, está em todos os lugares do planeta”.

Ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que apresentou nesta quarta um balanço dos resultados da sua gestão na pasta, Lula ainda disse que aposta na formação de “um novo ser humano” baseado na educação e criticou o “político popular” que grita que “bandido bom é bandido morto”.

– A gente quer humanizar o combate ao pequeno crime e jogar pesado contra a indústria internacional do crime organizado. Essa tem avião, navio, iate, tem poder em muitas decisões em muitas instâncias – disse.

Um pouco antes da declaração de Lula, Dino disse que a Lei de Execução Penal, que já tem 40 anos, “demanda alguma revisão”. Ele afirmou também que, se der tempo, apresentará um projeto de lei sobre o assunto no Senado. Por fim, o ministro defendeu as chamadas alternativas penais.

– As medidas cautelares e alternativas penais não significam leniência, fraqueza, significam eficiência – justificou.

*AE

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90