26/09/2023 às 12h43min - Atualizada em 26/09/2023 às 12h43min

PROJETO ‘SAMBA NOSSO DE CADA DIA’, OFERECE OFICINA GRATUITAS DE SAMBA NO PÉ E INSTRUMENTOS MUSICAIS

Ao final dos cursos, cada aluno irá receber um certificado de participação com o apoio da Concultura, ManausCulT e Prefeitura de Manaus

Suelem Louize Freitas
Quer aprender a tocar algum instrumento de percussão como pandeiro, repique, tantã e Reco-reco? Ou aprender a fazer aquele samba no pé, os molejos do verdadeiro samba miudinho ou a tocar cavaquinho? Nos próximos dias 14, 21 e 28 de outubro serão realizadas no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Rua Tupinambá, nº 119, bairro Cidade Nova as oficinas práticas e de vivência do Projeto Samba Nosso de Cada Dia.  
 
O projeto foi contemplado pelo edital PROGRAMA MANAUS FAZ CULTURA 2023 da Prefeitura de Manaus e atende o Programa de Cultura Itinerante do município, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e a Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo (ManausCulT).
 
De acordo com o produtor cultural e coordenador Erick Guimarães, o projeto abre espaço para o público em geral desde o público infantil, a partir de 10 anos, ao público adultos até 60 anos e tem como objetivo fomentar e manter as várias ramificações do samba. Também são disponibilizadas há inclusão de vagas para PCDs e para o grupo do movimento LGBTQIAP+.
 
“A ideia do projeto surgiu da necessidade de entender que o samba agoniza, mas não morre. Seja tocando em rádio, seja nos estádios de futebol, com ritmo que caracterizam o samba que são esses instrumentos. E que mesmo vindo todas as modas existentes, o samba é uma das características que representam o Brasil na musicalidade fora do país.  Sendo assim, o Samba Nosso de Cada Dia está relacionado com a questão de mostrar para as pessoas que independente dos desfiles de escolas de samba em fevereiro, ele toca nas rádios, toca nos botecos, toca nos shows, durante os 365 dias do ano”, ressalta o idealizador do projeto Cultural Erick Guimarães.
 
Ainda de acordo com proponente do projeto, “outro objetivo é fazer com que as pessoas tenham contato direto com os instrumentos que fazem os batuques do samba, pois mesmo que elas não sejam profissionais, são esses batuques caracterizam o samba brasileiro, fazendo assim com que ele esteja presente em todos os lugares, todos os dias do ano”, afirma.
 
Como instrutores as oficinas serão ministradas pelos músicos João Evangelista, Vanjo do Grupo Calçada (33 anos de história), Fred do Cavaco (músico, compositor, artista amazonense e também cavaquinista oficial das Escolas de Samba Sem Compromisso e Legião de Bambas) e a Rainha de Bateria da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, Georgia Varela.
 
Percussão (Pandeiro, Reco-reco, Repique de Mão e Tantã) – Instrutor: João Evangelista,  Vanjo do Grupo Calçada – Dia 14/10
Cavaco/ Cavaquinho – Instrutor: Fred Castro (Fred do Cavaco) – Dia 21/10
Samba no Pé/ Samba Tradicional (voltado para o público em geral que deseja aprender o Sambinha) – Instrutora: Geórgia Varela – Dia 28/10

De forma gratuita e com inscrições limitadas, as oficinas ocorrerão em três sábados seguidos, das 14h às 18h com duração de 12 horas. Ao todo serão 30 vagas disponibilizadas e as inscrições podem ser realizadas pelo link abaixo: 
Ao final dos cursos, cada aluno irá receber um certificado de participação com o apoio da Concultura, ManausCulT e Prefeitura de Manaus.
 
Para mais informações entre em contato pelo número: (92) 99371-4400 - Erick Guimarães Negreiros

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90