25/08/2023 às 11h19min - Atualizada em 25/08/2023 às 11h19min

Da Escola para o Trabalho: estudantes da rede estadual participam do 20º Congresso Amazônico de Recursos Humanos

Cerca de 125 alunos de cinco escolas da rede estiveram na atividade

Secom
FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Mais de 120 alunos da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, que fazem parte do projeto “Da Escola Para o Trabalho”, participam do 20º Congresso Amazônico de Recursos Humanos, o maior evento do ramo na região Norte, que encerra na tarde desta sexta-feira, (25/08), no Vasco Vasques, zona centro-sul de Manaus. 

 

Os estudantes de cinco escolas da rede estadual realizam o curso técnico de Recursos Humanos, por meio do projeto que é executado em parceria com Centro de Educação Tecnológica (Cetam), e que integra o programa Educa + Amazonas.

 

Com o tema "Amazônia: do Seringal à Inteligência Artificial", o congresso traz como abordagem principal o contexto histórico e o atual panorama sobre a inserção de ferramentas tecnológicas em gestão de pessoas, sobretudo na região Norte. Os alunos da rede estadual têm participado de palestras, workshops e tendo contato com as exposições das mais de 60 empresas presentes. 

 

"O evento é muito importante, porque agrega conhecimento prático nas teorias que vemos em sala de aula. Esse é um espaço que no ensino e aprendizagem chamamos de espaços não-formais de educação. Sempre aproveitamos esses congressos para tirar os alunos de sala de aula e complementar a formação deles", ressaltou o coordenador do projeto “Da Escola Para o Trabalho” na Secretaria de Educação, professor Allyson Lopes. 

Nos dias de congresso, mais 3 mil profissionais da área participaram das atividades. Segundo o estudante Levy Souza, de 18 anos, isso possibilitou também um networking para aqueles que estão procurando uma oportunidade de se inserir no mercado de trabalho. O aluno, que cursa a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual (EE) Márcio Nery, contou que as iniciativas fora da sala de aula sempre marcam muito os discentes.

 

"Eu tenho interesse em continuar a trabalhar na área de RH assim que eu me formar, por isso digo que essa nossa participação aqui é muito boa e muito necessária, porque temos a oportunidade de conferir como acontece, no dia a dia, muitas das coisas que vemos no curso. Nem tudo é teoria, a prática é muito importante", compartilhou o estudante. 

 

No congresso, estavam presentes alunos das Escolas Estaduais Márcio Nery, Homero de Miranda Leão,  Padre Pedro Gislandy, Marechal Hermes e Antônio Nunes Jimenez. Os alunos das turmas presentes no evento encerram o curso técnico no final do ano letivo de 2023. Essas são cinco das 25 turmas do projeto, de 18 unidades de ensino da rede estadual.

Da Escola Para o Trabalho

 

Realizado desde 2021, o projeto “Da Escola Para o Trabalho” integra o programa prioritário “Educa + Amazonas”, da Secretaria de Educação, lançado pelo governador Wilson Lima.

O projeto oferece, no contraturno escolar, na própria unidade de ensino dos estudantes, os cursos técnicos de Administração, Computação Gráfica, Rede de Computadores, Informática, Desenvolvimento de Sistemas, Suporte e Manutenção em Informática, Informática para Internet, Estética, Marketing e Recursos Humanos.

Após os cursos técnicos, que duram dois anos em média, os alunos participantes recebem um diploma de conclusão, reconhecido no mercado de trabalho. Desde a criação, mais de 420 estudantes já saíram do Ensino Médio encaminhados para o mercado de trabalho. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90