15/08/2023 às 11h37min - Atualizada em 15/08/2023 às 11h37min

Especialista em imagem analisa novo clipe de Sonza: “Grotesco”

João Menna fala sobre a mudança drástica na imagem da cantora ao longo dos anos

Pleno
Foto: Reprodução
João Menna, retratista e especialista em imagem, analisou mais uma figura da cultura pop e sua influência mediante símbolos que, segundo o profissional, têm sido subvertidos. A analisada da vez é a cantora Luísa Sonza e seu novo álbum Escândalo Íntimo, que já tem gerado controvérsias antes mesmo de seu lançamento, marcado para 29 de agosto.
Em uma sequência de stories, publicados nesta segunda-feira (14), Menna discorre sobre como a construção de uma imagem pessoal é tão importante e como artistas estão indo a extremos em suas estratégias.

– Não é de hoje que os artistas têm utilizado de estratégias de imagem para chocar e trazer audiência, afinal, o que atrai a massa será sempre algo de frequência mais baixa – disse.

– Uma imagem chega muito antes do que qualquer palavra. E as imagens podem influenciar a sociedade e suas inclinações – continuou.

O ponto de partida para a análise foram as imagens divulgadas por Luísa Sonza de um videoclipe do single Campo de Morango. A cantora aparece sobre uma cama, em um ambiente de mata, com seu corpo e o de colegas de elenco encharcados de pintura vermelha. A partir do título do single, a cor vermelha a princípio indica que seja morangos, no entanto, as imagens passam a nítida sensação de se tratar de sangue.

– As imagens do novo clipe parecem mais um ritual do que um simples banho de morango – dispara Menna.

– Começo a mostrar partes de sonhos que já tive. Nada é real, só é, infelizmente, pra minha cabeça. Todas as pessoas, coisas e animais são projeções de mim mesma – escreveu a cantora na legenda das fotos, em seu perfil no Instagram.



Na publicação no perfil da cantora, as reações foram as mais adversas, sendo muitas delas em aversão às imagens chocantes. Confira alguns comentários:





Em sua análise, Menna compara a imagem atual de Sonza com a do início de sua carreira, quando ela era uma adolescente, de aparência quase angelical, com um violão, gravando vídeos em seu quarto. Ele inclusive citou a cantora Anitta, que também já foi objeto de sua análise.

– Luisa Sonza foi para um lado obscuro, copiando a estética de artistas do exterior e justamente tem obtido sucesso com esses artifícios. A própria Anitta é um bom exemplo disso. Mas a que custo isso terá na vida dessa moça? Qual será o limite da comunicação dela?- questionou.

Menna diz que “a fama sempre pedirá por mais entrega e mais extremo”. Ele também chama a atenção para o fato de que esses apelos ultrapassam o simples “marketing”.

– O aspecto sexual e o grotesco misturado, sempre chamará a atenção. Mas a grande questão é que por mais que alguém fale que é só “marketing” não percebe o quão isso influencia a personalidade dos envolvidos e do público.

– Agora imagine todas as jovens que ela está influenciando a normalizar tudo que é ruim – assinalou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90