14/07/2023 às 08h12min - Atualizada em 14/07/2023 às 08h12min

Janja repreende mestre de cerimônias em evento com Lula; veja vídeo

"Segura um pouco, amiga", disse a primeira-dama

Pleno News
Foto: Reprodução
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, repreendeu a mestre de cerimônias do evento de retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, na quarta-feira (12). A reprimenda ocorreu enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, entregavam a Ordem Nacional do Mérito Científico a pesquisadores e entidades.

O presidente cumprimentava o físico Silvio Crestana, quando a mestre de cerimônias chamou a bióloga Selma Maria Bezerra Jerônimo. Janja, que estava ao lado de Lula, se aproximou do púlpito e repreendeu a profissional.

– Segura um pouco. Ele nem entregou a faixa. Segura um pouco, amiga – disse.

 

Entre os pesquisadores que receberam a condecoração, estão a médica sanitarista Adele Benzaken e o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, que já tinham recebido a honraria anteriormente, mas que foi revogada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Benzaken foi demitida logo no início do mandato de Bolsonaro, após a divulgação de uma cartilha voltada para homens trans. Já Marcus Lacerda foi responsável por liderar o primeiro estudo mundial que descartava a cloroquina como tratamento contra a Covid-19. Na época, 21 outros cientistas renunciaram às suas condecorações em apoio aos colegas.

Aliados de Lula têm reclamado do excesso de influência da primeira-dama em assuntos do governo. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, Janja tem interferido em temas importantes da gestão desde que se instalou em um gabinete ao lado da sala presidencial.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
portaldosena.com.br Publicidade 1200x90