Sessão na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (29), em Brasília - REPRODUÇÃO/CÂMARA DOS DEPUTADOS
Em uma discussão acalorada nesta quarta-feira (29) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, os deputados Alberto Fraga (PL-DF) e André Janones (Avante-MG) precisaram ser afastados por colegas depois que o parlamentar da oposição disse que não usa chupeta, mas arma.
A fala é uma referência ao que Janones disse na terça-feira (28) ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), chamando-o de “chupetinha”. Nikolas acusou Janones de cometer ataques homofóbicos. Janones, por sua vez, defendeu-se dizendo que o apelido fazia alusão à pouca idade do parlamentar em primeiro mandato.
O assunto foi motivo de debate durante a sessão da CCJ nesta quarta-feira, atrasando, inclusive, a votação das pautas previstas pela comissão.
Saindo em defesa de Nikolas, Fraga chamou Janones de “covarde e valentão” e rebateu: “Eu não uso chupeta, eu uso revólver, pistola”. Janones disse ter interpretado a fala como uma ameaça e que acionará a Comissão de Ética da Câmara.
Veja momento da briga:
Durante a sessão, Janones admitiu ter sido o responsável por insultar o deputado Nikolas durante a sessão que recebeu o ministro Flávio Dino na CCJ. “Continuarei fazendo”, declarou, alegando que se trata de liberdade de expressão. “Se a liberdade de expressão não tem limites para vocês, não tem para mim também”, disse aos deputados da oposição.
Antes, a fala chegou a ser vinculada ao presidente da CCJ, deputado Rui Falcão (PT-SP).