Com objetivo de coibir crimes de roubos, furtos de celulares e a venda de aparelhos roubados ou furtados, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) deflagrou, na sexta-feira (24/03), uma nova fase da Central Integrada de Fiscalização (CIF). Desta vez, as ações foram realizadas de forma coordenada no Centro de Manaus. Um homem foi preso por tráfico de drogas, oito locais foram autuados e um prédio e uma loja foram interditados por falta de documentação exigida pelos órgãos fiscalizadores.
As Fiscalizações foram coordenadas pela Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), a partir das informações do ponto focal designado pelo secretário de Segurança, General Carlos Alberto Mansur, para monitorar roubos, furtos e venda de celulares roubados.
"A Central Integrada de Fiscalização ocorre de maneira integrada e tudo muito bem planejado, Nessa ação dos celulares, contamos com a atuação dos órgãos do Estado e do município. O objetivo é combater o comércio ilegal de celulares que foram roubados, que, na maioria das vezes são revendidos no Centro. Então, a inteligência realiza todo o levantamento e as demais equipes realizam o trabalho operacional", disse Mansur.
Um estabelecimento na rua Henrique Martins foi interditado por pendências fiscais junto a Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (SEMEF). Outros oito estabelecimentos foram autuados por falta de alvará e auto de vistoria do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
O delegado Marcelo Martins, titular do 24° Distrito Integrado de Polícia (DIP), afirmou que a atividade teve o intuito de verificar a legalidade administrativa dos estabelecimentos fiscalizados.
"Hoje nós realizamos uma CIF aqui no centro de Manaus com objetivo de fiscalizar algumas lojas suspeitas de comercializar celulares roubados aqui na área central. Foi feita uma atividade mais administrativa verificando a legalidade dos alvos levantados pela Secretaria de Segurança Pública", destacou Martins.
Durante as abordagens da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), um homem foi encontrado com nove porções de oxi na rua José Clemente. O suspeito foi preso em flagrante. Após verificação, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto em nome do infrator pelo crime de roubo.
Integração
Participaram da CIF representantes de órgãos do Governo do Estado, da Prefeitura de Manaus. Além de representantes da SSP-AM, a CIF desta sexta-feira contou com agentes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e Guarda Civil Municipal (GCM) Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).